Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SandraPantojadosSantos.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A ludicidade nas aulas de educação física no ensino fundamental II na Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos
Autor(es): Santos, Sandra Pantoja dos
Orientador(es): Ferreira, Denize do Carmo Colares
Assunto: Atividades lúdicas
Motivação na educação
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 18-Mar-2013
Referência: SANTOS, Sandra Pantoja dos. A ludicidade nas aulas de educação física no ensino fundamental II na Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos. 2012. xii, 83 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema A Ludicidade nas aulas de educação física no ensino fundamental II na escola estadual Raimunda dos Passos Santos e tem como objetivo analisar a prática docente mediante a utilização da ludicidade como instrumento motivador e norteador do processo ensino-aprendizagem, nas aulas de educação física para o desenvolvimento integral do aluno do ensino fundamental II da referida escola, demonstrando os vários aspectos do lúdico como fonte impulsionadora do processo e desenvolvimento da aprendizagem. Para análise do objetivo exposto optou-se em realizar uma pesquisa bibliográfica participante de caráter diagnostica utilizando-se de métodos como a observação participante, entrevistas e questionários aplicados aos alunos, professores e coordenadores pedagógicos da referida escola. Concluiu-se que a escola estudada apresenta certo desânimo com essa temática, um dos prováveis motivos é a ausência, ou tratamento equivocado do lúdico no ambiente escolar. Constatou-se ainda através das análises feitas na referida pesquisa que realmente a ludicidade é importante para a educação e nesse sentido o professor torna-se responsável pela melhoria do processo de ensino aprendizagem cabendo ao mesmo a responsabilidade de buscar e desenvolver práticas didáticas em seu dia a dia que venha permitir aos discentes um melhor aprendizado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons