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https://bdm.unb.br/handle/10483/4614
Título: | Disritmia cerebral e saúde : uma abordagem nas aulas de educação física do Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF |
Autor(es): | Alves, Valdenise Castro |
Orientador(es): | Oliveira, Ana Amélia Neri |
Assunto: | Inclusão escolar Educação física para crianças deficientes Estudantes com necessidades educativas especiais Epilepsia nas crianças |
Data de apresentação: | Jul-2012 |
Data de publicação: | 18-Mar-2013 |
Referência: | ALVES, Valdenise Castro. Disritmia cerebral e saúde: uma abordagem nas aulas de educação física do Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF. 2012. 40 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Planaltina-DF, 2012. |
Resumo: | Este trabalho foi norteado pelo seguinte questionamento: Em que medida a prática de atividade física influencia na saúde dos alunos com DISRITMIA CEREBRAL? Essa pesquisa buscou conhecer mais sobre a doença, analisar a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física e as possibilidades de acompanhamento dos mesmos durante as atividades. Este estudo baseia-se em opiniões e depoimentos de professores, pais e alunos envolvidos de alguma forma com a DISRITMIA CEREBRAL. A escola pesquisada foi o Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF, localizada em uma comunidade com relatos de violência e contendo alunos com a doença citada. Observações e entrevistas foram utilizadas para a coleta dos dados, que posteriormente foram comparados e confrontados com a literatura presente neste trabalho. De acordo com os dados clínicos, as pessoas com DISRITMIA CEREBRAL têm melhorias físicas, psicológicas e neurológicas. A legislação prevê que o aluno deve ter atendimento especializado que viabilize o seu pleno desenvolvimento e sua inclusão nas aulas. Os familiares e os alunos, no geral, desconhecem a DISRITMIA CEREBRAL, seus direitos e gostariam de ter uma participação mais efetiva na Educação Física. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This work was guided by the following question: To what extent physical activity influences the health of students with cerebral dysrhythmia? This research seeks to know more about the disease, examine the inclusion of students in physical education classes and opportunities for their attendance during the activities. This study is based on opinions and statements from doctors, teachers, parents and students involved somehow with cerebral dysrhythmia. The school was part of the field research was the center of Planaltina Elementary School 03-DF, located in a community with reports of violence and containing students with the disease mentioned. Observations and interviews were used to collect data, which were then compared and confronted with the literature in this work. According to clinical data, people with cerebral dysrhythmia have improved physical, psychological and neurological. The legislation provides that the student must have specialized care which facilitates their full development and its inclusion in the classroom. Family members and students in general are unaware of the cerebral dysrhythmia, their rights and would like to have a more effective participation in Physical Education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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