Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RejanetedaSilvaeSouza.pdf565,76 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSalgado, Inara Furtado-
dc.contributor.authorSouza, Rejanete da Silva e-
dc.identifier.citationSOUZA, Rejanete da Silva e. A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas práticas de educação física na Escola Estadual Maria Nazaré Pereira Vasconcelos (Macapá-AP). 2012. x, 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo UNIFAP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractEsta pesquisa situa-se no campo da Educação Física escolar e escola e analisa a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas praticas de Educação Física apontando para as dificuldades encontradas pelos professores nesse processo. Tratou-se de um estudo de caso de caráter descritivo, com questionário estruturado contendo 11 perguntas. Também foi realizada a revisão bibliográfica da literatura existente sobre o tema, tendo como principais autores (FERREIRA, MANTOAN, GÓDOI, SANTOS, SILVA, VIGOTSKI), a fim de aproximar as recentes pesquisas sobre a temática à realidade local. Tendo como o objetivo analisar e perceber como são atendidos os alunos com Necessidades Educativas especiais na escola, de que forma o professor de Educação Física tem contribuído no processo de inclusão, quais as ferramentas são indispensáveis para promover a participação e interesse dos alunos nas aulas praticas. Os resultados apontam que com toda da boa vontade dos professores, a inclusão é uma realidade na escola, que vem promovendo ações para concretizar ainda mais os aspectos que envolvem os alunos especiais, pois existem muitas dificuldades apontadas pelos docentes para serem aprimoradas e isso passa não somente por questões estruturais, materiais, econômicas, mas, pela mudança de postura e aceitação de todos os agentes da escola, pois eles ainda não conseguem trabalhar uma educação adaptada, seja pela falta de apoio pedagógico ou qualquer outro fator que possam interferir na pratica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordProfessores de educação físicaen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.titleA inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas práticas de educação física na Escola Estadual Maria Nazaré Pereira Vasconcelos (Macapá-AP)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-03-15T11:41:44Z-
dc.date.available2013-03-15T11:41:44Z-
dc.date.issued2013-03-15T11:41:44Z-
dc.date.submitted2012-08-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4607-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons