Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NildaSusyNascimentoLaranjeira.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física na educaçao infantil : análise do perfil docente em instituições de ensino municipais de Macapá
Autor(es): Laranjeira, Nilda Susy Nascimento
Orientador(es): Silva, Tiago Onofre da
Assunto: Educação física para crianças
Professores de educação física
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: LARANJEIRA, Nilda Susy Nascimento. Educação física na educaçao infantil: análise do perfil docente em instituições de ensino municipais de Macapá. 2012. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: A Educação Física possui um papel relevante na Educação Infantil, pois é nessa fase escolar que a criança descobre a si mesmo, o outro e o ambiente que a cerca. Ela necessita de atividades adequadas ao seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social; sendo que, as propostas devem ser bem planejadas e que não direcionem somente a esportização, levando, assim, a banalidade da Educação Física. O professor que trabalha com a Educação Física nesse período escolar necessita de um conhecimento mais amplo sobre o desenvolvimento infantil, por isso a presente pesquisa trata-se de um estudo de caso decorrente de investigação a cerca do perfil do docente que trabalha na Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI “Nosso cantinho do amor” e “Ana Cristina Ramos Brito” em Macapá no estado do Amapá, onde o objetivo foi de verificar se os professores estão preparados e aptos para atuarem na disciplina de Educação Física e se atendem as atividades lúdicas corporais em suas aulas. Para isso teve como instrumento metodológico a aplicação de questionário a todos os envolvidos do ambiente escolar e, posteriormente a observação direta das aulas. Com isso, todos estes dados foram tabulados e associada a pesquisa bibliográfica ofereceu sustentação para concluir que em muitas escolas municipais a disciplina Educação Física está sendo ministrada como recreação e jogos e por professores multidisciplinares que expressam insegurança na aplicação das atividades lúdicas corporais e, por fim, reconhecem a falta de experiência para tornar as aulas mais atrativas e eficazes facilitando a aprendizagem dos alunos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Pólo UNIFAP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons