Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarvenJuniusdaCostaFranklin.pdf2,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação física escolar como meio de prevenção a obesidade : uma análise com os educadores e corpo técnico das escolas municipais de Oiapoque-AP
Autor(es): Franklin, Marven Junius da Costa
Orientador(es): Salgado, Inara Furtado
Assunto: Obesidade em crianças
Obesidade nos adolescentes
Exercícios físicos para crianças
Saúde escolar
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: FRANKLIN, Marven Junius da Costa. A educação física escolar como meio de prevenção a obesidade: uma análise com os educadores e corpo técnico das escolas municipais de Oiapoque-AP. 2012. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O presente estudo “A Educação Física Escolar como meio de prevenção a obesidade: uma analise com os educadores e corpo técnico das escolas municipais de Oiapoque-AP”, procurou determinar a prevalência de obesidade em crianças matriculadas em escolas das redes públicas municipal de Oiapoque-AP, bem como investigar se os educadores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais tem a educação física como prevenção da obesidade e seus males decorrentes. O estudo visa ainda contribuir com a prática da educação em saúde e trazer para as escolas a discussão relativa a prática preventiva da obesidade através da Educação Física Escolar e seus benefícios para a vida ativa, resumida em atividade física e alimentação saudável. Através da pesquisa descritiva se pretende responder e/ou buscar por elementos que justifique como tem sido a representação ou atuação da Educação Física Escolar na prevenção ou combate a obesidade nas escolas municipais. Nesse contexto o estudo demonstrou que as escolas de Oiapoque, as municipais, que foram nosso objeto de estudo ainda não estão preparadas em seus projetos políticos pedagógicos para enfrentar questões relativas a obesidade e seus males, pois há divergências entre o que os pedagogos dizem e a prática dos educadores nesse processo de prevenção, e que afetam direta e indiretamente os educando, pois a coordenação pedagógica e o corpo docente devem está juntos no processo de fomentação de ações relacionadas a saúde do educando e sua comunidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Pólo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons