Título: | A obesidade na adolescência : contribuição da educação física para a sua prevenção entre os adolescentes do ensino fundamental II |
Autor(es): | Rezende, Pedro Rogério Machado |
Orientador(es): | Fernandes, Gabriel Francisco Martins |
Assunto: | Obesidade nos adolescentes Educação física (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | 8-Dez-2012 |
Data de publicação: | 14-Mar-2013 |
Referência: | REZENDE, Pedro Rogério Machado. A obesidade na adolescência: contribuição da educação física para a sua prevenção entre os adolescentes do ensino fundamental II. 2012. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2012. |
Resumo: | A obesidade na adolescência é hoje alvo de vários estudos em todo o mundo, tendo em vista o fato dos adolescentes apresentarem altos índices de comportamentos de risco. Para a Organização Mundial da Saúde, a obesidade tornou-se uma questão de saúde pública e independente dos vários fatores que a desencadeiem, os casos de obesidade tem crescido radicalmente em número e gênero, sendo considerado um mal da vida moderna. Tendo em vista esta preocupação, a presente pesquisa investigou o estilo de vida dos alunos do Colégio Estadual Povoado Mato Seco, no município de Água Fria de Goiás-GO, com especificidade para os adolescentes do Ensino Fundamental II, analisando a prática de atividades físicas e a dieta alimentar, dado a relevância destes fatores no ganho ou não de peso dos alunos. Este estudo constitui-se em investigação de pesquisa empírica, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário fechado, onde os resultados foram apresentados de forma descritiva, analisados e confrontados com a literatura levantada. O estudo comprovou que os comportamentos de risco dos pesquisados não tem influenciado no ganho de peso dos alunos, visto o índice de sobrepeso entre os sujeitos da pesquisa ter se apresentado baixo. Sendo o objetivo deste trabalho, analisar a obesidade nos adolescentes da instituição e propor soluções por meio da disciplina Educação Física, os resultados apresentados não eximem esta disciplina de seu papel de promotora da saúde, consolidando propostas e intervenções na prevenção da obesidade dos alunos da instituição, levando-se em conta que a proximidade do professor com os adolescentes, é um facilitador de informações e de práticas educativas inovadoras. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|