Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PedroRogerioMachadoRezende.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A obesidade na adolescência : contribuição da educação física para a sua prevenção entre os adolescentes do ensino fundamental II
Autor(es): Rezende, Pedro Rogério Machado
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Obesidade nos adolescentes
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: REZENDE, Pedro Rogério Machado. A obesidade na adolescência: contribuição da educação física para a sua prevenção entre os adolescentes do ensino fundamental II. 2012. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2012.
Resumo: A obesidade na adolescência é hoje alvo de vários estudos em todo o mundo, tendo em vista o fato dos adolescentes apresentarem altos índices de comportamentos de risco. Para a Organização Mundial da Saúde, a obesidade tornou-se uma questão de saúde pública e independente dos vários fatores que a desencadeiem, os casos de obesidade tem crescido radicalmente em número e gênero, sendo considerado um mal da vida moderna. Tendo em vista esta preocupação, a presente pesquisa investigou o estilo de vida dos alunos do Colégio Estadual Povoado Mato Seco, no município de Água Fria de Goiás-GO, com especificidade para os adolescentes do Ensino Fundamental II, analisando a prática de atividades físicas e a dieta alimentar, dado a relevância destes fatores no ganho ou não de peso dos alunos. Este estudo constitui-se em investigação de pesquisa empírica, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário fechado, onde os resultados foram apresentados de forma descritiva, analisados e confrontados com a literatura levantada. O estudo comprovou que os comportamentos de risco dos pesquisados não tem influenciado no ganho de peso dos alunos, visto o índice de sobrepeso entre os sujeitos da pesquisa ter se apresentado baixo. Sendo o objetivo deste trabalho, analisar a obesidade nos adolescentes da instituição e propor soluções por meio da disciplina Educação Física, os resultados apresentados não eximem esta disciplina de seu papel de promotora da saúde, consolidando propostas e intervenções na prevenção da obesidade dos alunos da instituição, levando-se em conta que a proximidade do professor com os adolescentes, é um facilitador de informações e de práticas educativas inovadoras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons