Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Layana Costa Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Pantoja, Oclemis de Souza | - |
dc.identifier.citation | PANTOJA, Oclemis de Souza. Xadrez escolar: uma analise da pratica pedagógica dos professores de educação física. 2012. viii, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | Este estudo traz algumas considerações sobre o jogo de xadrez no contexto da Educação Física escolar, demonstra que o jogo de xadrez pode ser um importante instrumento pedagógico para a prática dessa disciplina. Teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma escola de Macapá/AP. Verificando a importância do xadrez nas aulas de Educação Física. Para a realização desta pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo com a participação de dois professores de Educação física, onde foi usado como instrumento metodológico um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados foram analisados relacionando a pratica pedagógica dos professores com a teoria, sobre o ensino do xadrez na educação física. Buscou-se verificar de que forma os professores de Educação Física, desenvolvem estas atividades dentro da sala de aula e no aprendizado integrado às outras disciplinas, sendo possível aos professores trabalharem a prática com a teoria, desenvolvendo as inteligências múltiplas e a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo participante, visando alcançar os objetivos que foram propostos. Estão envolvidos na pesquisa dois professores de Educação Física, os quais responderam um questionário com treze perguntas abertas e fechadas, mediante a uma autorização cedida pela supervisora da escola e a assinatura dos professores no termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Ao analisar os dados das entrevistas, nota-se que o jogo de xadrez para os professores é uma oportunidade educacional que contribui para o desenvolvimento intelectual e social da criança. O estudo permitiu concluir que é possível ensinar e praticar Xadrez de forma prazerosa e que, ao jogar, o aluno assimila os saberes, e leva a uma melhora significativa em seu desempenho escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Xadrez | en |
dc.subject.keyword | Jogos de tabuleiro | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - educação física | en |
dc.title | Xadrez escolar : uma analise da pratica pedagógica dos professores de educação física | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-03-14T11:11:07Z | - |
dc.date.available | 2013-03-14T11:11:07Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-14T11:11:07Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4597 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|