Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElizabethVieiradeSouza.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância dos jogos nos anos iniciais do ensino fundamental em Formosa-GO
Autor(es): Souza, Elizabeth Vieira de
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Jogos educativos
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 10-Jul-2012
Data de publicação: 13-Mar-2013
Referência: SOUZA, Elizabeth Vieira de. A importância dos jogos nos anos iniciais do ensino fundamental em Formosa-GO. 2012. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A importância dos jogos nos anos iniciais do ensino fundamental em Formosa-GO é um tema pertinente quando se fala e pensa em ensino aprendizagem, pois jogando a criança desenvolve seu senso de companheirismo. Jogando com amigos a criança aprende a conviver, ganhando ou perdendo, procurando aprender regras e conseguir uma participação satisfatória. No jogo, ela aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com frustrações e elevar o nível de motivação. Com esta pesquisa observou se que os jogos abarcam fatores como a socialização entre os alunos e o descobrimento e estabelecimento de regras e limites tornando as crianças mais centradas no que está sendo desenvolvido em sala de aula. E para tanto o professor tem grande importância atuando como mediador para relacionar o saber escolar com o universo real do aluno ao entender a importância dos jogos direcionando-os ao que deseja desenvolver seja relacionado ao conteúdo ou a formação social do ser. O jogo sendo um estímulo e fonte de motivação aos estudantes em relação à aprendizagem a ser adquirida deveria ser alvo de utilização diversa em sala de aula, contudo, a maioria dos professores deixa de utilizar essa ferramenta que poderia propiciar a aprendizagem significativa e efetiva dos alunos, mas a questão que se coloca em foco é que a utilização de jogos nas aulas podem trazer uma dificuldade a mais para o professor que muitas vezes não sabe lidar com a falta de estimulação dos seus alunos, nem tão pouco com as reações diversas que o jogo causa na criança, os professores buscam alunos quietos e calados, mas deveria buscar alunos críticos e participativos, componentes esses que só estimulariam a participação dos indivíduos na sociedade. Os jogos podem influenciar no comportamento das crianças, sendo um meio para que elas aceitem as diferenças uns dos outros respeitando seu espaço e se tornem solidárias, aprendendo a trabalhar e a se comportar em grupos, a dividir, a seguir regras e a exercitar suas habilidades. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The importance of games in the early years of elementary school in Taiwan-GO is a pertinent topic when talking and thinking about teaching and learning, playing as the child develops his sense of companionship. Playing with friends the child learns to live, win or lose, to learn rules and to satisfactory participation. In the game, she learns to accept rules, wait their turn, accept the result, dealing with frustrations and raise the level of motivation. This research found that games encompass factors such as socialization among the students and the discovery and establishment of rules and boundaries making children more focused on what is being developed in the classroom. And so the teacher has great importance acting as a mediator to relate school knowledge to the real student to understand the importance of directing them to the games you want to develop is related to the content or the formation of the social being. The game is a source of encouragement and motivation to students about learning to be acquired should be subject to different use in the classroom, however, most teachers fail to use this tool that could provide meaningful and effective learning of students but the question that brings into focus is that the use of games in the classroom can bring a difficulty for the teacher who often can not deal with the lack of stimulation of their students, nor with the mixed reactions that the game because the child, teachers seeking students quiet and silent, but students should seek critical and participatory components such that only stimulate the participation of individuals in society. The games can influence children's behavior, as a means for them to accept the differences of each other respecting their space and become supportive, learning to work and behave in groups, to divide, to follow rules and exercise their skills.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Planaltina-DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons