Título: | Possibilidades educativas do xadrez nas aulas de educação física : o caso da Escola Municipal Walda Miranda de Paiva (Formosa-GO) |
Autor(es): | Santos, Maria Helena Curcino dos |
Orientador(es): | Fernandes, Gabriel Francisco Martins |
Assunto: | Xadrez Jogos de tabuleiro Crianças - formação Disciplina escolar |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 13-Mar-2013 |
Referência: | SANTOS, Maria Helena Curcino dos. Possibilidades educativas do xadrez nas aulas de educação física: o caso da Escola Municipal Walda Miranda de Paiva (Formosa-GO). 2012. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2012. |
Resumo: | O propósito desta pesquisa consiste em aplicar o jogo de xadrez como uma das possibilidades educativas aos alunos. Numa turma inclusiva, que convivem com a indiferença escolar cotidianamente e não percebeu o real valor da educação conscientizadora. Tendo comportamentos altamente prejudiciais no quesito aprendizagem, disciplina, concentração, e socialização. Acredita – se que se a maioria dos profissionais da educação atuasse em sua área de formação teriam condições de oferecer aulas interessantes à sua clientela. Os cursos de Educação Continuada são umas das opções enriquecedoras que dão aos docentes condições para manter o controle dos alunos em sala de aula tornando prazerosa a explanação dos conteúdos. Essa nova forma de manter atualizado o educador ensina os a mesclar os conteúdos a formas lúdicas e atraentes de se aprender. Em outra ótica percebe-se que a proteção exagerada dos pais e a falta de limites, que já deveriam estar inseridas desde a primeira infância na educação destes alunos, deixa a escola solitária no processo educacional. A criança desde muito cedo é inteligente o suficiente para perceber os sinais dos adultos e copiá-los. Estudos comprovam que uma criança de três anos possua o dobro de conexões que um adulto e aos quatro anos estima – se que a criança tenha atingido metade de seu potencial intelectual. Observa-se que o Xadrez Escolar oportuniza e transfere aos seus praticantes possibilidades de aprender a se dominar, coordenar-se voluntariamente com a finalidade de transmitir autonomia educacional para responder as dificuldades que a escola encontra em ensinar sinais básicos de conscientização. Sendo o xadrez, um jogo que estimula as respostas objetivadas pelo corpo docente, protagoniza se os anseios apetecidos aos envolvidos no processo educacional nessa turma, permitindo os identificar estratégias que proporcionarão mudanças necessárias ao percurso escolar e cotidiano. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this research is to apply the game of chess as an educational possibilities for students. In an inclusive classroom, living with indifference school every day and did not realize the real value of education for critical consciousness. Having highly damaging behaviors in the category learning, discipline, concentration, and socialization. Believed - that if the majority of education professionals acted in their area of training would be able to offer interesting lessons to its clientele. The continuing education courses are one of the options that give teachers enriching conditions to maintain control of students in the classroom making pleasant explanation of the contents. This new way of keeping the teacher teaches them to merge the contents to be playful and engaging ways to learn. In another perspective it is clear that the over-protective parents and lack of boundaries, which should already be entered from early childhood education of these students leave school alone in the educational process. The child very early is smart enough to notice the signs of adults and copying them. Studies show that a three year old child has twice as many connections as an adult and four years worth - that the child has reached half of its intellectual potential. It is observed that the Chess School and transferred to nurture opportunities for its practitioners learn to control, coordinate voluntarily for the purpose of transmitting educational autonomy to address the difficulties that the school is to teach basic signs of awareness. As chess, a game that stimulates the responses targeted by the faculty, if the protagonist desires appetizing to those involved in the educational process in this class, enabling them to identify strategies that will provide necessary changes to the educational background and everyday life. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Planaltina, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|