Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaHelenaAlvesdosSantos.pdf352,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de prevenção e combate ao bullying nas aulas de educação física no Colégio Estadual Tiradentes, Mimoso de Goiás, GO
Autor(es): Santos, Maria Helena Alves dos
Orientador(es): Sampaio, Caroline Bonesso
Assunto: Violência na escola
Educação física (Ensino fundamental)
Bullying
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 13-Mar-2013
Referência: SANTOS, Maria Helena Alves dos. Estratégias de prevenção e combate ao bullying nas aulas de educação física no Colégio Estadual Tiradentes, Mimoso de Goiás, GO. 2012. x, 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2012.
Resumo: Este estudo discute as estratégias que podem ser aplicadas nas aulas de Educação Física na prevenção e combate ao bullying no Colégio Estadual Tiradentes, no município de Mimoso de Goiás. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o método de pesquisa de campo, sendo os instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada aplicada aos professores de Educação Física e um questionário aplicado aos pais de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ambos contendo questionários que permitissem alcançar o objetivo proposto pelo estudo. A Análise de Dados coletados foi realizada buscando relacionar os resultados encontrados com o referencial teórico apresentado no segundo capítulo para possibilitar a construção de sugestões para uma educação comprometida com a cidadania, enfatizando a importância da prevenção e do combate ao bullying nas aulas de Educação Física. As hipóteses que nortearam a pesquisa foram confirmadas e de fato comprovou-se que o Colégio Estadual Tiradentes deve buscar continuamente estratégias que possam ser aplicadas nas aulas de Educação Física para a prevenção e combate ao bullying bem como, capacitar seus profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem para melhor atender aos direitos e necessidades dos alunos e da comunidade escolar como um todo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons