Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4591
Título: | Estratégias de prevenção e combate ao bullying nas aulas de educação física no Colégio Estadual Tiradentes, Mimoso de Goiás, GO |
Autor(es): | Santos, Maria Helena Alves dos |
Orientador(es): | Sampaio, Caroline Bonesso |
Assunto: | Violência na escola Educação física (Ensino fundamental) Bullying |
Data de apresentação: | 8-Dez-2012 |
Data de publicação: | 13-Mar-2013 |
Referência: | SANTOS, Maria Helena Alves dos. Estratégias de prevenção e combate ao bullying nas aulas de educação física no Colégio Estadual Tiradentes, Mimoso de Goiás, GO. 2012. x, 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2012. |
Resumo: | Este estudo discute as estratégias que podem ser aplicadas nas aulas de Educação Física na prevenção e combate ao bullying no Colégio Estadual Tiradentes, no município de Mimoso de Goiás. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o método de pesquisa de campo, sendo os instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada aplicada aos professores de Educação Física e um questionário aplicado aos pais de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ambos contendo questionários que permitissem alcançar o objetivo proposto pelo estudo. A Análise de Dados coletados foi realizada buscando relacionar os resultados encontrados com o referencial teórico apresentado no segundo capítulo para possibilitar a construção de sugestões para uma educação comprometida com a cidadania, enfatizando a importância da prevenção e do combate ao bullying nas aulas de Educação Física. As hipóteses que nortearam a pesquisa foram confirmadas e de fato comprovou-se que o Colégio Estadual Tiradentes deve buscar continuamente estratégias que possam ser aplicadas nas aulas de Educação Física para a prevenção e combate ao bullying bem como, capacitar seus profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem para melhor atender aos direitos e necessidades dos alunos e da comunidade escolar como um todo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons