Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4588
Título: | Respostas comportamentais diante do fracasso de metas/objetivos desportivos em modalidades individuais e coletivas |
Autor(es): | Schmitt, Marisa Goreti |
Orientador(es): | Ferreira, Cleber dos Santos |
Assunto: | Comportamento humano Educação física Esportes - aspectos psicológicos |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 13-Mar-2013 |
Referência: | SCHMITT, Marisa Goreti. Respostas comportamentais diante do fracasso de metas/objetivos desportivos em modalidades individuais e coletivas. 2012. v, 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou identificar as reações emocionais dos alunos praticantes de desportos individuais e coletivos diante de fracassos de metas/objetivos e buscar uma possível diferença de reação entre os gêneros. A amostra escolhida foi um grupo de 30 alunos da Escola Classe Ipê que faz parte do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com foco no estudo de caso e as estratégias foram observações e questionários estruturados. Através de observações, questionários e entrevistas foi possível identificar as emoções demonstradas naquele contexto esportivo e perceber as diferenças entre os gêneros no trato das emoções. Concluiu-se, então, que as emoções podem ser nocivas podendo levar os alunos-atletas ao abandono da modalidade. Assim, é importante que o professor-treinador tenha conhecimento básico sobre psicologia do esporte para melhor orientar os alunos-atletas quando perceber a influência negativa das emoções no rendimento deles. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Pólo Ceilândia, 2012. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons