Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaMaisaMouraodeMelo.pdf3,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A dança na educação física escolar
Autor(es): Melo, Maria Maísa Mourão de
Orientador(es): Chagas, Regiane de Ávila
Coorientador(es): Aguiló, Juliana Natalhie de Avila
Assunto: Dança na educação
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 12-Mar-2013
Referência: MELO, Maria Maísa Mourão de. A dança na educação física escolar. 2012. x, 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: A disciplina de Educação Física escolar é responsável pelo desenvolvimento de atividades físicas, que promovam mudanças no estilo de vida dos alunos, pela introdução e integração na cultura corporal de movimento, bem como pelo desenvolvimento motor, cognitivo e humano. Também é responsável pela instrumentalização do aluno para que o mesmo possa usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física. Nesse contexto, a dança é uma atividade física que tem um papel muito importante para o desenvolvimento corporal, artístico, entre outros. O objetivo dessa pesquisa foi verificar se a dança é trabalhada nas aulas de Educação Física escolar, bem como descobrir opinião, reação e entendimento sobre a mesma. O estudo de caráter empírico, caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa, sua amostra é composta por alunos, ambos os sexos, do ensino médio e um professor de educação física, de uma escola da rede pública. Utilizou-se como técnica de coleta de dados um questionário direcionado aos alunos e uma entrevista semi-estruturada, direcionada ao professor. A partir da análise dos resultados, constatou-se que a dança, apesar de ser considerada um instrumento importante, ainda é pouco trabalhada nas aulas de educação física, ou seja, é deixada de lado, e substituídas por atividades esportivas, jogos, brincadeiras, e outras modalidades. Também existem alguns fatores que impedem a aplicação da dança, de forma eficaz, nas aulas de educação física, entre eles, falta de domínio do conteúdo por parte do professor, falta de interesse dos alunos em participar das aulas e a falta de recursos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons