Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chagas, Regiane de Ávila | - |
dc.contributor.author | Furtado, Maria Jonaci Silva Sousa | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, Maria Jonaci Silva Sousa. A dança na escola. 2012. 93 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto-Velho-RO, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo identificar fatores relevantes que contribui para a valorização da dança nas aulas de Educação Física na escola Estadual São Luiz, a pesquisa fora realizada com 03 professores e 38 alunos do 9º ano. Para possibilitar a utilização desse conhecimento importante como conteúdo de Educação Física, pois a dança, na escola, favorece a melhoria da aprendizagem do educando, visto que trabalha a percepção do próprio corpo, trabalhado desde a tenra idade possibilita aos alunos terem oportunidade de desenvolver habilidades corporais e participarem de atividades culturais com finalidade de lazer, emoções e expressão de sentimentos. O método utilizado para coleta de dados foi o qualitativo pelo qual se obteve informações sobre a importância de utilizar a dança nas aulas de Educação Física e como ela esta sendo desenvolvida na teoria e pratica no cotidiano escolar. Compreender o corpo através da dança como possibilidade de estabelecer múltiplas relações com outras áreas do conhecimento analisando, discutindo, refletindo e contextualizando seu papel na contemporaneidade, passa a ser condição para quem trabalha com seres humanos, principalmente para quem trabalha com educação, em que a multiplicidade de corpos está presentes nas salas de aula. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research aimed to identify relevant factors that contributes to the appreciation of dance in physical education classes in school are State Luiz, research carried out with 03 teachers and 38 students in 9th grade. To enable the utilization of such knowledge as important as the content of physical education, because the dance school, favors the improvement of student learning, since it works the perception of the body, working from an early age enables students have the opportunity to develop skills body and participate in cultural activities with the purpose of leisure, emotions and expressing feelings. The method used for data collection was qualitative by which we obtained information on the importance of using dance in physical education classes and how it is being developed in theory and practice in school environments. Understanding the body through dance as a possibility to establish multiple relationships with other areas of knowledge analyzing, discussing, reflecting and contextualizing its role in contemporary society, becomes a condition for those who work with human beings, especially for those working in education, in which multiplicity of bodies is present in the classroom. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Dança na educação | en |
dc.subject.keyword | Educação física (Ensino fundamental) | en |
dc.title | A dança na escola | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-03-12T15:14:31Z | - |
dc.date.available | 2013-03-12T15:14:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-12T15:14:31Z | - |
dc.date.submitted | 2012-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4585 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Aguiló, Juliana Natalhie de Avila | - |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|