Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4579
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LucianoFreitasGuarates.pdf431,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os jogos aplicados ao ensino fundamental nos anos iniciais
Autor(es): Guarates, Luciano Freitas
Orientador(es): Monteiro, Alan Rogério Lara de
Assunto: Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Educação física para crianças
Jogos infantis
Data de apresentação: 9-Dez-2012
Data de publicação: 11-Mar-2013
Referência: GUARATES, Luciano Freitas. Os jogos aplicados ao ensino fundamental nos anos iniciais. 2012. viii, 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Distrito de São Carlos-PVH/RO, 2012.
Resumo: Este trabalho vem discutir a importância dos jogos nas séries iniciais. É uma ferramenta pedagógica que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento educacional. O objetivo deste trabalho é indicar a importância dos jogos no desenvolvimento motor das crianças da E.M.E.F. Henrique Dias. E também descobrir se os professores têm conhecimentos e se utilizam os jogos como conteúdo pedagógicos na referida escola. Esse estudo apresenta uma abordagem qualitativa, visto que analisou a utilização de jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças da referida escola. Os resultados da pesquisa mostraram que trabalhar os jogos nas séries iniciais do ensino fundamental é de suma importância, pois através destes a criança desenvolvem um melhor relacionamento com outras crianças e com os adultos e por meio dos jogos podem interagir com o meio em que estão inseridas lhes proporcionando um autoconhecimento de si próprias tendo em vista que essas descobertas as fascinam, pois um mundo novo é inserido e descoberto pelas mesmas ao longo de sua vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Porto Velho–RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons