Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JosePantojaRamos.pdf347,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As políticas públicas de lazer para a 3ª idade do município de Amapá
Autor(es): Ramos, José Pantoja
Orientador(es): Ferreira, Denize do Carmo Colares
Assunto: Lazer
Idosos - recreação
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 11-Mar-2013
Referência: RAMOS, José Pantoja. As políticas públicas de lazer para a 3ª idade do município de Amapá. 2012. viii, 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O trabalho investigado teve como objetivo principal analisar as políticas públicas de lazer para as pessoas da terceira idade, a fim de compreender como estas se realizam na prática para os idosos que residem no município de Amapá. Na metodologia utilizei a pesquisa quantiqualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas que foram direcionadas a secretária de Desporto, Turismo e Lazer e aos nove vereadores; questionários destinados a vinte cidadãos com idade igual ou superior a sessenta anos de idade de ambos os sexos, residentes no município de Amapá, que participam de atividades no Centro Pró - Idosos, totalizando trintas sujeitos envolvidos na pesquisa. O resultado da investigação nos aponta que não existem Políticas Públicas efetivas aos cidadãos da terceira idade neste município. Nesse sentido, compreendemos que as políticas públicas são ações de direito a serem implementadas em cada município, esse fator repercute na qualidade de vida dessas pessoas, e isso demonstra que as autoridades competentes de realizar uma política pública voltada para o bem estar da população idosa, ficando assim exposta a necessidade de se implantar um projeto que venha contribuir com o desenvolvimento social, para que eles tenham um momento de divertimento, de aproveitar a vida, de buscar acima de tudo satisfação pessoal. Assim, o estudo das políticas públicas de lazer para a terceira idade no município de Amapá necessita compreender o Lazer em sua abrangência dando real importância para a participação da população.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons