Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElesandrodeCampos.pdf535,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos cooperativos na escola
Autor(es): Campos, Elesandro de
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Jogos cooperativos
Educação física para crianças
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 8-Mar-2013
Referência: CAMPOS, Elesandro de. Jogos cooperativos na escola. 2012. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios dos Jogos Cooperativos nas séries iniciais nas aulas de Educação Física Escolar. Na metodologia aplicada utilizou-se a revisão bibliográfica dos termos pertinentes e a pesquisa de campo. Após a revisão literária, selecionou-se de forma aleatória uma Escola de Ensino Fundamental da rede municipal da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. A metodologia utilizada foi a de pesquisa participante, foi escolhida uma turma de alunos do 7º ano, turma “B”, entre a faixa etária de 13 a 15 anos da Escola Municipal Vinicius de Moraes onde todos foram informados previamente da realização da mesma, que seriam observados, nas aulas de educação física, em relação à possibilidade de novas atitudes frente aos Jogos Cooperativos e a convivência com os próprios colegas. Participaram da pesquisa 22 alunos, sendo 9 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, a atividades foram desenvolvidas em um campo gramado de 90x110 metros quadrado cedido pela comunidade, local onde o professor realiza as aulas de educação física. Entre o mês de abril a maio foram aplicadas cinco aulas uma por semana com duração de 1 hora cada, após a aplicação das cinco aulas foi aplicado uma entrevista semi-estruturada contendo oito perguntas abertas. Apos a pesquisa de campo conclui-se que os jogos cooperativos é uma excelente ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física, servindo para unir as pessoas onde todos participam das atividades de maneira igualitária sem a discriminação de gênero ou habilidade, onde o importante é brincar sem levar em consideração o resultado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Pólo Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons