Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EdianaLacerdadeSouzadaSilva.pdf696,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMonteiro, Alan Rogério Lara de-
dc.contributor.authorSilva, Ediana Lacerda de Souza da-
dc.identifier.citationSILVA, Ediana Lacerda de Souza da. O futsal no contexto escolar e os mecanismos necessários para sua a prática no ensino fundamental primeiro ciclo da Escola Marechal Rondon. 2012. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro – Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractEste artigo teve como propósito identificar os mecanismos necessários para a prática de futsal no contexto escolar, bem como sua contribuição no contexto social. Para o ensino fundamental, os conteúdos do futsal para a Educação Física escolar envolvem o domínio do corpo, habilidades básicas, manipulação de bola, passe, recepção, drible, finalização, habilidades específicas do futsal – domínio, controle, condução, chute, cabeceio, passe, drible, finta, marcação, antecipação, proteção de bola e habilidades do goleiro e sistemas. Os professores de Educação Física devem ter em mente que a prática do futsal na escola é diferente da utilizada no auto-rendimento desportivo, pois são vários os fatores que diferenciam um do outro, os professores nas escolas formarão cidadãos e "a prática do futsal nas aulas de Educação Física tem como objetivo de inserir na vida dos alunos a praticar da Educação Física. os resultados da pesquisa demonstram que falta por parte dos professores um maior interesse em desenvolver a prática de futsal durante as aulas de Educação Física e que tal fato gera a falta de interesse dos alunos, pois se não há divulgação e conhecimento acerca dos objetivos a serem alcançados não é possível haver interesse por parte dos alunos, bem como que apesar desse aspecto negativo, existe por parte dos professores a consciência da contribuição da prática do futsal para melhoria da qualidade de vida do aluno tanto no contexto escolar como social. Pesquisar o Futsal no contexto escolar como uma possibilidade de ensino para alunos do Ensino Fundamental da Escola Marechal Rondon, possibilitou identificar a necessidade da qualificação dos profissionais de Educação Física e de exercerem seu papel como ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna numa ação dialética. Por meio da Educação Física é possível uma atuação na comunidade escolar sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Nesse sentido, podemos concluir que é necessário ampliar o conhecimento da pratica esportiva, bem como um maior comprometimento com a profissão para que os alunos não sejam privados de seus direitos, entre eles a prática de esporte no ambiente escolar. Para tanto deve haver o interesse de todos os envolvidos, escola, corpo docente, alunos e comunidade para que em conjunto busquem motivação para colocar em prática os conhecimentos acerca do futsal e poderem usufruir dos seus benefícios que vão desde o melhoramento na coordenação motora até a capacidade de desenvolver no aluno a concentração e aceitação do trabalho em equipe vencendo as diferenças seja elas sociais ou não, entre inúmeros outros benefícios que a prática esportiva pode trazer. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis article aimed to identify the mechanisms necessary for the practice of futsal in the school context as well as their contribution in the social context. For primary education, the contents of futsal for Physical Education involves the area of the body, basic skills, ball handling, passing, receiving, dribbling, finishing, futsal specific skills - mastery, control, driving, shooting, heading, Pass, dribble, feint, marking, anticipation, ball protection and goalie skills and systems. The Physical Education teachers should keep in mind that the practice of futsal at school is different from that used in auto-sport performance, because there are several factors that differentiate one from the other, teachers in schools will form citizens and "practicing futsal in Physical Education class’s aims to put the lives of students practicing Physical Education. research results show that absence by teachers develop a greater interest in the practice of futsal during Physical Education classes and that this fact raises lack of student interest, for if there is disclosure and knowledge about the goals to be achieved there can be no interest on the part of students, and that despite this negative aspect, there by teachers awareness of the contribution of practice futsal to improve the quality of student life both at school and social context. Futsal Search within the school as an educational opportunity for students of Elementary School School Marechal Rondon, enabled us to identify the need for qualification of physical education professionals and exercise their role as pedagogical action committed to the entire educational process, which, emerging from the social, he returns to action in a dialectic. Through Education Physical activity is possible in the school community about the development of the individual so that he can act in a society ready to seek the acceptance of collective goals. Accordingly, we conclude that it is necessary to broaden the knowledge of practicing sports, as well as a greater commitment to the profession so that students are not deprived of their rights, among they practice sport in the school environment. Therefore there must be the interest of all involved, school, faculty, students and community to jointly seek motivation to put into practice the knowledge about futsal and can enjoy their benefits ranging from the improvement in motor coordination until the ability of the student to develop concentration and acceptance of teamwork overcoming differences whether social or not, among numerous other benefits that sports can bring.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordFutsalen
dc.subject.keywordEsportes - aspectos sociológicosen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordEsportes e educaçãoen
dc.titleO futsal no contexto escolar e os mecanismos necessários para sua a prática no ensino fundamental primeiro ciclo da Escola Marechal Rondonen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-03-08T15:20:20Z-
dc.date.available2013-03-08T15:20:20Z-
dc.date.issued2013-03-08T15:20:20Z-
dc.date.submitted2012-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4570-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons