Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4567
Título: | A aplicabilidade da ludicidade nas aulas de educação física no primeiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Nelita Rocha Brito Dias na cidade de Macapá/AP |
Autor(es): | Costa, Edna Lucia Oliveira da |
Orientador(es): | Ferreira, Denize do Carmo Colares |
Assunto: | Atividades lúdicas Educação física (Ensino fundamental) Brincadeiras |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 8-Mar-2013 |
Referência: | COSTA, Edna Lucia Oliveira da. A aplicabilidade da ludicidade nas aulas de educação física no primeiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Nelita Rocha Brito Dias na cidade de Macapá/AP. 2012. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012. |
Resumo: | Esta monografia intitulada “A aplicabilidade da ludicidade nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Nelita Rocha Brito Dias na cidade de Macapá/AP”, onde pesquisou sobre a postura docente frente à proposta pedagógica baseada na ludicidade e suas especificidades. Tem como objetivo investigar a atuação dos professores em relação a aplicabilidade de atividades lúdicas. Esta pesquisa caracteriza-se por ser bibliográfica, com pesquisa de campo, sob os métodos de abordagem qualitativa e quantitativo. A metodologia utilizada para coleta de dados foram os questionários abertos e fechados, entrevistas aplicadas a três professoras e um coordenador pedagógico, além de observação e acompanhamento dos alunos sujeitos da pesquisa. Para análise dos dados utilizou-se o método descritivo, onde se observou que na escola todos os professores aplicam jogos e brincadeiras no cotidiano escolar, porém ainda adotam atividades pré-estabelecidas, na análise estatística optou-se por utilizar gráficos para melhor visualização dos dados coletados. Sugere-se que os professores utilizem a ludicidade como meio para ensinar e não como um recurso complementar no processo ensino-aprendizagem. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This monograph entitled "The applicability of playfulness in physical education classes in the first year of elementary school of the State School Teacher Nelita Rocha Brito Days in the city of Macapa / AP", where he researched on the teaching front stance pedagogy based on playfulness and their specificities. Aims to investigate the performance of teachers regarding the applicability of recreational activities. This research is characterized by being literature, with field research in the methods of qualitative and quantitative approach. The methodology used for data collection were the open and closed questionnaires, interviews applied to three teachers and an educational coordinator, in addition to observing and monitoring students' research subjects. For data analysis we used the descriptive method, where it was observed that in school all teachers apply and play games at school, but still take pre-established activities in the statistical analysis we chose to use graphics for better visualization of the data gathered. It is suggested that teachers use playfulness as a means to teach and not as an additional resource in the teaching-learning process. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons