Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4563
Título: | Educação física e psicomotricidade nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola 317 de Samambaia |
Autor(es): | Santos, Adriano Gomes da Silva dos |
Orientador(es): | Sampaio, Caroline Bonesso |
Assunto: | Educação física (Ensino fundamental) Capacidade motora nas crianças Educação física para crianças |
Data de apresentação: | 8-Dez-2012 |
Data de publicação: | 7-Mar-2013 |
Referência: | SANTOS, Adriano Gomes da Silva dos. Educação física e psicomotricidade nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola 317 de Samambaia. 2012. viii, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A melhor forma de entender uma criança é compreender o seu desenvolvimento. Este sofre influências de diversos fatores, entre eles, hereditários e ambientais, que levam a um desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, e estão diretamente relacionados ao processo de aprendizagem. Assim, a falta de estímulos motores pode provocar defasagem no desenvolvimento psicomotor das crianças, contribuindo para que estas cheguem ao ambiente escolar com déficits acumulados em relação aos pré-requisitos mínimos para o aprendizado escolar. Desta forma, o presente trabalho buscou traçar o perfil psicomotor de 11 crianças, sem queixas de dificuldades de aprendizagem, matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental da escola 317 de Samambaia. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados testes do Manual de Avaliação de Rosa Neto (2002). Os resultados demonstram que as crianças da amostra apresentaram desenvolvimento psicomotor abaixo do padrão esperado para idade cronológica. As atividades motoras devem ser valorizadas e no ambiente escolar e na vida da criança, preferencialmente orientadas por um profissional capacitado, no caso o professor de Educação Física, visto que a psicomotricidade é uma área de extrema importância para o desenvolvimento integral do ser humano, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, que é a fase que refletirá em toda a história acadêmica do indivíduo e em sua vida como um todo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons