Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EdilmaOliveiradeMesquita.pdf653,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A falta de interesse dos alunos do ensino fundamental pela prática do atletismo
Autor(es): Mesquita, Edilma Oliveira de
Orientador(es): Monteiro, Alan Rogério Lara de
Assunto: Atletismo
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 7-Mar-2013
Referência: MESQUITA, Edilma Oliveira de. A falta de interesse dos alunos do ensino fundamental pela prática do atletismo. 2012. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar o nível de interesse, bem como a falta do mesmo por parte dos alunos do ensino Fundamental na Escola Marechal Rondon para a prática do atletismo. Baseado na análise e observação do nível de interesse, bem como a falta do mesmo por parte dos alunos do ensino Fundamental na Escola Marechal Rondon para a prática do atletismo, a pesquisa do tipo exploratório teve como amostra 45 (quarenta e cinco) alunos do ensino fundamental da referida escola. Para tanto se utilizou a aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas com os alunos com o objetivo de coletar informações sobre o interesse e a falta do mesmo pela pratica do atletismo nas aulas de educação física. O professor precisa despertar no aluno a importância da prática da educação física abrangendo seus benefícios como um todo para a vida presente e futura. Os resultados da pesquisa demonstraram que um percentual muito pequeno (18) do grupo envolvido na pesquisa já praticou o atletismo o que leva a concluir que a falta de conhecimento dos educadores do que vem a ser o atletismo e ao mesmo tempo a necessidade de se divulgar no espaço escolar o que vem ser a prática do atletismo é um dos vários fatores que contribui para esta realidade. É preciso que todos os envolvidos conheçam o atletismo e adotem esta arte no seu planejamento escolar. Os resultados também confirmam que para a maioria dos alunos cabe ao professor a responsabilidade de despertar o interesse pela prática do atletismo na escola. Durante as atividades dos jogos escolares esta prática não vem sendo difundida na escola. Outro fator que produz a falta de motivação por parte dos professores também contribui para a falta de interesse. É nesse sentido que observa o tamanho da responsabilidade do professor e o quanto ele influência seus alunos. Assim, conclui-se que o profissional de educação física deve ter maior interesse pela disciplina que se propôs a desenvolver e ser consciente da importância da qualificação e inovação acerca das modalidades e métodos de ensinar educação física no espaço escolar envolvendo a prática esportiva como o atletismo. Dessa forma estará contribuindo para despertar o interesse dos alunos pela prática do atletismo no ambiente escolar e praticar com toda a responsabilidade e respeito pelo espaço do aluno e o atletismo que deve ser difundido como instrumento de transformação social e aprendizado do aluno. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to identify the level of interest, and the lack thereof on the part of elementary school students in the School Marechal Rondon for athletics. Based on the analysis and observation of the level of interest, and the lack thereof on the part of elementary school students in the School Marechal Rondon for athletics, an exploratory research had a sample size of 45 (forty five) school students of said fundamental school. For that we used the application questionnaire with open and closed questions with students in order to gather information about the lack of interest and even the practice of athletics in physical education classes. The teacher must arouse in the students the importance of physical education covering their benefits as a whole for the present and future life. The survey results showed that a very small percentage (18) the group involved in the research already practiced athletics which leads to the conclusion that the lack of knowledge among educators that comes to athletics while the need to spread at school that comes to be the practice of athletics is one of several factors contributing to this reality. It is necessary that everyone involved knows athletics and adopt this art in your school planning. The results also confirm that for most students it is the responsibility of the teacher to awaken interest in athletics in school. During the school activities of games this practice has not been widespread in school. Another factor that produces a lack of motivation among teachers also contributes to a lack of interest. It is in this sense that notes the size of the responsibility of the teacher and how he influenced his students. Thus, it is concluded that physical education teachers should have greater interest in the discipline that aimed to develop and be aware of the importance of skills and innovation about the means and methods of teaching physical education at school involving sports such as athletics. Thus you will contribute to arouse students' interest in the practice of athletics in the school environment and practice with all responsibility and respect for the student and athletics space that should be disseminated as an instrument of social change and student learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.