Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4559
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AdrianaLemes.pdf632,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividade física e qualidade de vida em adultos acima de 55 anos que frequentam a EJA – Educação de Jovens e Adultos, no municipio de Buritis-RO
Autor(es): Lemes, Adriana
Orientador(es): Barron Conroy, Juan Adalio
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Educação física para idosos
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 7-Mar-2013
Referência: LEMES, Adriana. Atividade física e qualidade de vida em adultos acima de 55 anos que frequentam a EJA – Educação de Jovens e Adultos, no municipio de Buritis-RO. 2012. ix, 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: O propósito deste estudo é analisar o estilo de vida dos alunos acima de 55 anos que frequentam o primeiro segmento da EJA de Buritis-RO, a pesquisa foi desenvolvida através de um estudo de caso de cunho quantitativo. No primeiro momento será apresentado o embasamento teórico através da revisão de literatura com temas sobre Educação de Jovens e Adultos, promoção de saúde, terceira idade, qualidade de vida, exercício físico e atividade física. A revisão bibliográfica da literatura teve como principais autores: Franchi e Montenegro, 2005; Araujo e Araujo, 2000; Pitanga, 2004; Guedes e Guedes, 1995; Matsudo, 2000, 2002; Meurer e Castro, 2009; Nahas, 2006; Vidmar e et al, 2011; Farias e et al, 2012. Logo, a pesquisa de campo foi realizada através do instrumento de coleta de dados: Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ. Conforme resultados observou-se que a maioria são ativos e insuficientemente ativos, não houve nenhum indivíduo sedentário ou muito ativo. Ficou evidenciado que a atividade física praticada de forma regular é determinante para o bem estar físico, mental e social. Assim, assumir um estilo de vida ativo é fundamental no processo de envelhecimento e qualidade de vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons