Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarceloFranceschiniPalmieri.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Curva de crescimento e de biomassa fresca de um acesso de Justicia pectolaris
Autor(es): Palmieri, Marcelo Franceschini
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Plantas medicinais
Crescimento (Plantas)
Biomassa
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 5-Mar-2013
Referência: PALMIERI, Marcelo Franceschini. Curva de crescimento e de biomassa fresca de um acesso de Justicia pectolaris. 2011. [21] f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar a taxa de crescimento e a produção de biomassa fresca de um acesso de Justicia pectoralis em condições de estufa. O experimento foi realizado durante o período de 08 de setembro e 09 de novembro de 2011 na Estação Experimental de Biologia da Universidade de Brasília. As mudas foram propagadas por divisão de touceiras e, após o enraizamento das estacas elas foram transplantadas para vasos de 2,5 L, uma planta por vaso, preenchidos com a mistura EEB (latossolo vermelho textura média + areia + composto orgânico + vermiculita). Os itens da mistura apresentaram respectivamente as seguintes proporções: 3:1:1:1. Para cada 40 litros da mistura foram incorporadas 100 g da formulação 4-16-8, e mantidas em estufa do tipo "glasshouse", com temperatura média de 26,2° C durante o período do experimento. A primeira medição foi efetuada no dia 28 de setembro de 2011, sendo medidas semanalmente com régua milimetrada. Em cada semana, seis plantas eram colhidas para obtenção da biomassa fresca. Foram realizadas seis medições e pesagens, possibilitando a construção de duas curvas de sete pontos, tendo o ensaio ocorrido em 07 semanas (49 dias). Os dados obtidos foram compilados em planilhas digitais para a obtenção de gráficos de curva de crescimento e biomassa fresca.Foi verificado que os dados de biomassa fresca variaram muito mais que os de altura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons