Utilize este link para identificar ou citar este item:
                https://bdm.unb.br/handle/10483/4544
    
    
| Título: | Extremo horizonte : fotografia pinhole panorâmica | 
| Autor(es): | Maués, Dirceu da Costa | 
| Orientador(es): | Orthof, Geraldo | 
| Assunto: | Câmeras fotográficas Fotografia artística
 | 
| Data de apresentação: | 5-Out-2012 | 
| Data de publicação: | 25-Fev-2013 | 
| Referência: | MAUÉS, Dirceu da Costa. Extremo horizonte: fotografia pinhole panorâmica. 2012. 34 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumo: | Inicialmente, o texto faz uma contextualização da construção histórica do conceito de instantâneo na fotografia e sua relação com um discurso ideológico que acompanha as mudanças no campo tecnológico. Em seguida, discorre sobre como a fotografia pinhole se insere no cenário da arte contemporânea, dentro do conceito de fotografia expandida, por rever alguns parâmetros e possibilitar novas imbricações com outras linguagens. Há, na reflexão teórica, uma aproximação ao pensamento de Vilém Flusser (2002) e Michel de Certeau (1996) na discussão de como vivemos em uma sociedade progressivamente programada e centralizada pelo uso e consumo de aparelhos tecnológicos e de como esse pensamento dialoga com a poética desenvolvida na pesquisa. Algumas referências de artistas que desenvolvem trabalhos com fotografia pinhole são apresentados, assim como alguns de trabalhos do autor produzidos anteriormente à pesquisa atual, com o objetivo de revelar a trajetória desenvolvida. Para finalizar, comenta sobre o processo em si, a metodologia usada, recuos ou avanços realizados e todos desdobramentos a que o trabalho chegou. | 
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. | 
| Aparece na Coleção: | Artes Plásticas 
 | 
    
    
    Este item está licenciado na Licença Creative Commons
    