Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4543
Título: | Narrativa oral : a contribuição do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri para a prática artístico-pedagógica dos professores da Escola de Ensino Infantil Latife Zaine Kalume |
Autor(es): | Silva, Clenes Alves da |
Orientador(es): | Martins, Fernando da Silva |
Assunto: | Contadores de histórias Arte de contar histórias |
Data de apresentação: | 14-Dez-2011 |
Data de publicação: | 25-Fev-2013 |
Referência: | SILVA, Clenes Alves da. Narrativa oral: a contribuição do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri para a prática artístico-pedagógica dos professores da Escola de Ensino Infantil Latife Zaine Kalume. 2011. 34 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Xapuri-AC, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a temática da narrativa oral e sua importância dentro do universo da contação de histórias infantis, no contexto da educação formal. A aproximação do Grupo Fuxico de Contadores de História de Xapuri junto à Escola Estadual de Ensino Infantil Latife Zaine Kalume motivou a realização de uma ampla reflexão a respeito da arte narrativa e da tradição oral que servirão como base deste trabalho. Como o Grupo Fuxico já trabalhava com a coleta de histórias narradas dentro dos seringais, surgiu a oportunidade de propor à coordenação da Escola Latife Zaine Kalume uma atuação conjunta, continuada. Tal necessidade surgiu após os Estágios Supervisionados em Teatro, observando-se que muitas histórias, assim como a metodologia do contador, podiam ser inseridas no contexto escolar, objetivando uma socialização entre professores e contadores que potencializariam a narrativa oral das histórias da região, fazendo um processo de resgate e de transmissão coletiva, transformando professores e alunos em multiplicadores. No presente contém um apanhado bibliográfico sobre narrativa oral, assim como a escrita e suas manifestações sobre a oralidade, além de um questionário aplicado para avaliar como os professores enxergavam o processo realizado no contexto da escola. O processo de socialização de metodologias de narração oral, através da contação de histórias é o foco do presente Trabalho de Conclusão de Curso de Teatro da Universidade de Brasília. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a Distância. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons