Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4541
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FrancoisePessoaCavalcante.pdf319,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da formação em licenciatura plena em arte para a cidade de Rio Branco, 2006-2011
Autor(es): Cavalcante, Françoise Pessoa
Orientador(es): Guimarães, Ana Maria Agra
Assunto: Professores de arte - formação
Arte na educação
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 25-Fev-2013
Referência: CAVALCANTE, Françoise Pessoa. A importância da formação em licenciatura plena em arte para a cidade de Rio Branco, 2006-2011. 2011. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Rio Branco-AC, 2011.
Resumo: A presente pesquisa enfoca a importância da criação e implantação dos cursos de licenciatura plena na área de arte, bem como, a formação de professores como necessidade urgente para a consolidação do ensino/aprendizagem das linguagens artísticas nas escolas de Rio Branco/AC. Relata e registra sinteticamente a história da Arte-Educação no referido município e no Brasil, fazendo referência às Leis de Diretrizes e Bases para Educação Nacional. Situa os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN como ferramenta importante para professores que atuam no processo de ensino/aprendizagem da arte na escola em uma realidade de escassez e insuficiência de profissionais especializados nesta área da educação. Registra as instituições de ensino que oferecem os cursos de arte, e respectivas linguagens disponibilizadas para a cidade de Rio Branco. Analisa o perfil e a qualificação dos professores que compõem o quadro docente da rede pública de ensino e sua evolução após a criação dos cursos de arte, com alguns profissionais atuando no mercado de trabalho. Tem o objetivo de despertar para uma reflexão mais acurada sobre a ação dos responsáveis pelos rumos da educação nacional, considerando a emergência de criar maiores oportunidades de formação superior ao arte-educador, tendo em vista a realidade do ensino da arte na escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Coordenação Operacional de Ensino de Graduação à Distância, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2011. Curso de Graduação em Artes Cênicas a Distância.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons