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https://bdm.unb.br/handle/10483/4531
Título: | No xaxado com os cabras de Lampião : a construção de uma identidade e uma memória social do cangaço |
Autor(es): | Silva, Amanda Camylla Pereira |
Orientador(es): | Brito, Eleonora Zicari Costa de |
Assunto: | Cultura popular Danças folclóricas Identidade cultural Memória Cangaço |
Data de apresentação: | Fev-2013 |
Data de publicação: | 22-Fev-2013 |
Referência: | SILVA, Amanda Camylla Pereira. No xaxado com os cabras de Lampião: a construção de uma identidade e uma memória social do cangaço. 2013. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O cangaço é um tema que tem sido discutido e analisado por diversas áreas das ciências humanas. O tema explorado no campo da historiografia atribui quase sempre ênfase à questão social, política ou econômica. Entretanto, alguns trabalhos acadêmicos e livros têm se ocupado em pesquisar aspectos como as imagens, as representações, as memórias e as identidades do cangaço. Nesse sentido, é que se pretende estudar o xaxado como mais um elemento que deu ao fenômeno características culturais particulares. O xaxado torna-se aqui um objeto de estudo pautando-se pelo que recentemente tem se visto na historiografia brasileira: a utilização de canções populares como fonte e objeto de estudo. A música revela-se um valioso objeto para o historiador por sua importância na formação de imaginários e por remeter a representações e discursos com os quais estabelece relações de alinhamento ou oposição. Buscaremos compreender como o xaxado representa o cangaço e de que forma tem contribuído, a partir dessa representação, para formação de uma identidade e de uma certa memória social. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013. |
Aparece na Coleção: | História
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