Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4530
Título: | O processo de ensino-aprendizagem em teatro : do legal para o real - local |
Autor(es): | Figueiredo, Lucilene Cristina da Silva |
Orientador(es): | Martins, Fernando da Silva |
Assunto: | Arte - estudo e ensino Arte na educação Teatro na educação |
Data de apresentação: | 12-Dez-2011 |
Data de publicação: | 22-Fev-2013 |
Referência: | FIGUEIREDO, Lucilene Cristina da Silva. O processo de ensino-aprendizagem em teatro: do legal para o real - local. 2011. 30 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasiléia-AC, 2011. |
Resumo: | A presença das Artes na educação é uma garantia expressa não somente na Constituição Federal de 1988, mas em outras leis que regem a educação nacional como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996. Foi a partir dessa lei que a até então chamada “educação artística” ganhou status de disciplina e passou a englobar as linguagens de Artes Visuais, Dança Música e Teatro. Para que se desenvolvessem todas as exigências legais foram elaborados em 1997 os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) tendo como objetivos auxiliar o professor no planejamento de suas aulas. No entanto, nem todas essas diretrizes são suficientes para garantir o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem em Arte com qualidade e que atinja todos os objetivos propostos em lei. É nesse sentido, que este trabalho analisa o processo de ensino-aprendizagem em Teatro na Escola Kairala José Kairala, localizada no município de Brasiléia-Ac. Para se chegar aos resultados pretendidos foram utilizados além de revisão bibliográfica, pesquisa de campo com aplicação de questionário junto aos professores que ministram a disciplina de Arte na referida instituição e uma análise documental, onde foram analisados além das aulas os planos de cursos elaborados e utilizados por esses docentes. Tal metodologia permitiu concluir que embora os professores utilizem das orientações contidas na LDB e nos PCNs, nem sempre é possível atingir os objetivos ali expostos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The presence of the Arts in education is an express warranty not only in the Federal Constitution of 1988, but in other laws governing the national education as the law of guidelines and Bases (LDB) of 1996. It was from this law that the so called "art education" status of discipline won and went on to encompass the Visual Arts, languages, dance music and theater. To develop all legal requirements were drawn up in 1997 the National Curricular Parameters (PCN) having as auxiliary professor objectives in planning your lessons. However, not all of these guidelines are sufficient to ensure the development of a teaching and learning in art with quality and that achieves all the goals proposed in law. It is in this sense, this work analyzes the teaching-learning process in school Theatre Kairala José Kairala, located in the municipality of Brasiléia-CA. To achieve the intended results were used in addition to literature review, field research with application of questionnaire along with teachers who teach art discipline in the institution and a documentary analysis, where they were examined in addition to the lessons plans of courses developed and used by these teachers. This methodology showed that although teachers use the guidelines contained in LDB and PCNs, is not always possible to achieve objectives there exposed. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a Distância. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons