Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4525
Título: | Estudo da viabilidade da introdução das danças caipiras catira e fandango em atividades teatrais escolares |
Autor(es): | Almeida, José Geraldo Fogaça de |
Orientador(es): | Borges, Cecília de Almeida |
Assunto: | Danças folclóricas Cultura popular Teatro na educação |
Data de apresentação: | 16-Dez-2011 |
Data de publicação: | 21-Fev-2013 |
Referência: | ALMEIDA, José Geraldo Fogaça de. Estudo da viabilidade da introdução das danças caipiras catira e fandango em atividades teatrais escolares. 2011. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Itapetininga, 2011. |
Resumo: | O objetivo de nossa pesquisa fundamenta-se na observação, investigação e aplicação dos princípios presentes no fazer dos dançadores de catira e fandango que nos parecem ser potenciais valiosos como proposta e recursos estimuladores para trabalhar o teatro no meio escolar. Mantivemos contato com os artistas populares, fizemos pesquisa bibliográfica com autores contemporâneos que se enveredaram por caminhos semelhantes da cultura popular e das artes cênicas. No âmbito da aplicação da pesquisa procuramos investigar a possibilidade da utilização dos passos das danças caipiras catira/fandango como exercícios úteis para o aprendizado teatral por reconhecer neles princípios comuns com o fazer teatral. Através de oficinas aplicadas em escolares dos 6º e 7º anos do curso fundamental em uma escola estadual orientamos nosso trabalho investigativo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a Distância. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons