Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ErodilsodaSilvaSouza.pdf460,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios do ensino formal de teatro : uma análise pelo campo da docência
Autor(es): Souza, Erodilso da Silva
Orientador(es): Sales, Jonas de Lima
Assunto: Arte - estudo e ensino
Teatro na educação
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 21-Fev-2013
Referência: SOUZA, Erodilso da Silva. Desafios do ensino formal de teatro: uma análise pelo campo da docência. 2011. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasiléia-AC, 2011.
Resumo: O ensino de Artes nas escolas públicas do Brasil é marcado por dois momentos distintos. Primeiramente por meio da Lei 5.692 de 1971 que determinou a obrigatoriedade do ensino de “educação artística” nas escolas do país. O segundo momento foi em 1996 por meio da Lei de Diretrizes e Bases nº. 9.394 que revogou a lei anterior, mas manteve a obrigatoriedade do ensino das Artes nas escolas públicas e dessa vez como disciplina que deve englobar as linguagens de Artes Visuais, Dança Música e Teatro. No entanto, mesmo percebendo que a presença das Artes no meio escolar é de grande importância para a formação social dos educandos, essa área do conhecimento ainda luta por mais espaço e reconhecimento dentro do sistema educacional de várias regiões do Brasil, como no Estado do Acre, onde a disciplina é ministrada por profissionais de outras áreas. É na intenção de mapear e procurar entender os desafios do ensino de Arte, mais especificamente de Teatro, que este estudo se concretiza. As análises aqui expostas se referem aos desafios apresentados pelos professores que ministram a disciplina de Arte nas escolas públicas do Estado, no município de Brasiléia-AC. Para tal finalidade, além de se realizar um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre o histórico do ensino das artes nas escolas públicas do Brasil, bem como sobre os desafios da educação no Acre e no município de Brasiléia, trabalhou-se também com a realização de entrevistas junto aos professores das referidas instituições de ensino. Foi possível através dos métodos de pesquisas utilizadas perceberem que muitos dos desafios encontrados são decorrentes de vários fatores, tanto externo quanto interno ao ambiente de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Arts education in public schools of Brazil is marked by two distinct moments. Primarily through Law 5,692 of 1971 which determined the obligatory teaching of "art education" in schools in the country. The second time was in 1996 through the Law of Guidelines and Bases No. 9,394 which repealed the previous law, but kept the mandatory teaching of Arts in public schools and this time as a discipline that must cover the languages of Visual Arts, dance, music and theatre. However, even realizing that the presence of the Arts in the school environment is of great importance for the social training of learners, this area of knowledge still fight for more space and recognition within the educational system in various regions of Brazil, as in the State of Acre, where the discipline is taught by professionals from other areas. Is in the pretence of map and seeking to understand the challenges of teaching art, more specifically, that this study entails. The analyses expressed here relate to the challenges presented by the teachers who teach the discipline of Art in the public schools of the State, in the municipality of Brasiléia-AC for such purpose, in addition to conducting a study through literature review on the history of the teaching of Arts in public schools of Brazil, as well as on the challenges of education in Acre and in the municipality of Brasiléia-AC. He worked also with the realization of interviews with the teachers of these educational institutions. Was made possible by the methods of research used realize that many of the challenges encountered are due several factors, both internal to external when learning environment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a Distância.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons