Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4506
| Título: | Corpo arte performance : experiência estética do contato improvisação |
| Autor(es): | Schramm, Rosa Dias |
| Orientador(es): | Medeiros, Maria Beatriz de |
| Assunto: | Performance (Arte) Expressão corporal |
| Data de apresentação: | 2012 |
| Data de publicação: | 19-Fev-2013 |
| Referência: | SCHRAMM, Rosa Dias. Corpo arte performance: experiência estética do contato improvisação. 2012. v, 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
| Resumo: | O propósito deste trabalho é discutir algumas possibilidades de experiência artística com o corpo. O corpo sempre foi um meio e um objeto de expressão artística, e muitos trabalhos costumam explorar sobretudo o aspecto visual, ilustrativo ou simbólico do corpo humano. O presente trabalho trata do corpo do artista como a obra a ser fruída, em que as representações artísticas propõem questionar os limites da própria linguagem na linguagem corporal. Em vez de explorar articulações entre os sentidos sociais e culturais atribuídos ao corpo, o trabalho pretende pensar o corpo em termos pré-linguísticos, mais próximos de uma experiência sensorial anterior ao conceito, desligada de idéias preconcebidas, nos termos do sentido originário da palavra grega aisthesis. Entretanto, a pesquisa pensa o corpo pela racionalidade, pois a relação com o mundo acontece através dos códigos lingüísticos, mas a ideia é investigar formas não habituais de se pensar na (e pela) corporeidade. Nesse sentido, o corpo e suas relações consigo e com o meio, é tomado como objeto de investigação. |
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. |
| Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons