Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosaDiasSchramm.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Corpo arte performance : experiência estética do contato improvisação
Autor(es): Schramm, Rosa Dias
Orientador(es): Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto: Performance (Arte)
Expressão corporal
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 19-Fev-2013
Referência: SCHRAMM, Rosa Dias. Corpo arte performance: experiência estética do contato improvisação. 2012. v, 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O propósito deste trabalho é discutir algumas possibilidades de experiência artística com o corpo. O corpo sempre foi um meio e um objeto de expressão artística, e muitos trabalhos costumam explorar sobretudo o aspecto visual, ilustrativo ou simbólico do corpo humano. O presente trabalho trata do corpo do artista como a obra a ser fruída, em que as representações artísticas propõem questionar os limites da própria linguagem na linguagem corporal. Em vez de explorar articulações entre os sentidos sociais e culturais atribuídos ao corpo, o trabalho pretende pensar o corpo em termos pré-linguísticos, mais próximos de uma experiência sensorial anterior ao conceito, desligada de idéias preconcebidas, nos termos do sentido originário da palavra grega aisthesis. Entretanto, a pesquisa pensa o corpo pela racionalidade, pois a relação com o mundo acontece através dos códigos lingüísticos, mas a ideia é investigar formas não habituais de se pensar na (e pela) corporeidade. Nesse sentido, o corpo e suas relações consigo e com o meio, é tomado como objeto de investigação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons