Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AldemirMacielFilho.pdf556,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura visual de prédios históricos : uma proposta pedagógica de ensino de arte
Autor(es): Maciel Filho, Aldemir
Orientador(es): Bezerra Junior, Belidson Dias
Coorientador(es): Vignoli, Adriana Patricio
Assunto: Cultura visual
Arte na educação
Edifícios históricos
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 8-Fev-2013
Referência: MACIEL FILHO, Aldemir. Cultura visual de prédios históricos: uma proposta pedagógica de ensino de arte. 2011. 30 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2011.
Resumo: A proposta deste trabalho é despertar a relação dos alunos com seu cotidiano e com a cultura por meio do ensino em artes a partir de interpretações de imagens de prédios históricos de Cruzeiro do Sul realizado por alunos do Ensino Médio. Por meio da análise de imagens fotográficas antigas e atuais foi produzido um trabalho que muito auxilia na atual prática educativa em artes de docentes e discentes do Ensino Médio de nossa cidade. O tema é abordado mediante a análise das imagens iconográficas captadas. Desta forma, com o uso das imagens fotográficas e das pesquisas sobre cultura visual, os discentes desenvolvem sensações, formulam interpretações subjetivas, percebem e despertam para a relação que possuem com aquelas imagens, itens necessários no processo de formação de suas identidades culturais. O estudo proposto estabelece uma conexão entre cultura visual e os estudos culturais, tendo a formulação de reflexões históricas e artísticas como resultado desta conexão. Para a base de nosso estudo foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada na revisão de literatura e na análise de imagens fotográficas de prédios históricos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons