Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4471
Título: | Cultura visual de prédios históricos : uma proposta pedagógica de ensino de arte |
Autor(es): | Maciel Filho, Aldemir |
Orientador(es): | Bezerra Junior, Belidson Dias |
Coorientador(es): | Vignoli, Adriana Patricio |
Assunto: | Cultura visual Arte na educação Edifícios históricos |
Data de apresentação: | 29-Nov-2011 |
Data de publicação: | 8-Fev-2013 |
Referência: | MACIEL FILHO, Aldemir. Cultura visual de prédios históricos: uma proposta pedagógica de ensino de arte. 2011. 30 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2011. |
Resumo: | A proposta deste trabalho é despertar a relação dos alunos com seu cotidiano e com a cultura por meio do ensino em artes a partir de interpretações de imagens de prédios históricos de Cruzeiro do Sul realizado por alunos do Ensino Médio. Por meio da análise de imagens fotográficas antigas e atuais foi produzido um trabalho que muito auxilia na atual prática educativa em artes de docentes e discentes do Ensino Médio de nossa cidade. O tema é abordado mediante a análise das imagens iconográficas captadas. Desta forma, com o uso das imagens fotográficas e das pesquisas sobre cultura visual, os discentes desenvolvem sensações, formulam interpretações subjetivas, percebem e despertam para a relação que possuem com aquelas imagens, itens necessários no processo de formação de suas identidades culturais. O estudo proposto estabelece uma conexão entre cultura visual e os estudos culturais, tendo a formulação de reflexões históricas e artísticas como resultado desta conexão. Para a base de nosso estudo foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada na revisão de literatura e na análise de imagens fotográficas de prédios históricos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons