Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SuzyMargaretDamascenoNobre.pdf4,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte revolucionária : a função social da pintura mural
Autor(es): Nobre, Suzy Margaret Damasceno
Orientador(es): Cruz, Cecilia Mori
Assunto: Pintura e decoração mural mexicana
Arte pública
Arte e sociedade
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 8-Fev-2013
Referência: NOBRE, Suzy Margaret Damasceno. Arte revolucionária: a função social da pintura mural. 2011. 83 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga, 2011.
Resumo: O movimento muralista mexicano foi uma corrente pictórica filosófico/artística que se manifestou no México no período imediatamente posterior à Revolução Mexicana, de 1910. Em a Arte na América Latina: A Era Moderna 1820-1980, Dawn Ades (1997), chama atenção para os rumos sócio-políticos que o movimento tomou, não apenas locais, mas que afetaram a dinâmica da América Latina como um todo. O muralismo colocou o México na vanguarda da História das Artes Visuais porque influenciou artistas que se utilizaram dessa técnica para capturar e expressar artisticamente as lutas sociais em seus países. A arte mural se mantém viva na contemporaneidade, conservando sua vocação socioeducativa e sua característica de expressão contra a opressão nas esferas política, social, cultural e econômica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons