Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4463
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LourgenyDamascenodoNascimento.pdf959,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da literatura de cordel no cotidiano dos alunos da EJA
Autor(es): Nascimento, Lourgeny Damasceno do
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Literatura de cordel brasileira
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 7-Fev-2013
Referência: NASCIMENTO, Lourgeny Damasceno do. A importância da literatura de cordel no cotidiano dos alunos da EJA. 2011. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Feijó-AC, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como tema “A Importância Da Literatura De Cordel No Cotidiano Dos Alunos Da Eja”, na Escola de Ensino Fundamental Raimundo Augusto de Araújo do Município de Feijó. Este estudo é direcionado para a modalidade de ensino voltada para os jovens e adultos utilizando o cordel e ressaltando a importância desta literatura como uma forma de incentivar os alunos a adentrar ao mundo da leitura de uma maneira bem dinâmica e motivadora. O trabalho aborda temas como, a educação de jovens e adultos no contexto educacional brasileiro, os desafios desta modalidade de ensino, a história da literatura de cordel, a utilização da mesma na EJA durante as aulas de língua portuguesa como incentivo a leitura. Para isso, foi necessário buscar fontes que narrassem à história dessa literatura, desde quando foi descoberta pelos portugueses até a sua inserção em nosso meio cultural através dos nordestinos que emigraram para a região norte em busca de riquezas. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas e oficinas, investigando e identificando a relação dos alunos com este tipo de arte literária.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons