Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WaltebergGomesMaia.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os benefícios do ensino de artes visuais para a educação especial do ensino fundamental de Sena Madureira-AC
Autor(es): Maia, Walteberg Gomes
Orientador(es): Correia, Ludmila de Araujo
Assunto: Educação especial
Arte na educação
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 7-Fev-2013
Referência: MAIA, Walteberg Gomes. Os benefícios do ensino de artes visuais para a educação especial do ensino fundamental de Sena Madureira-AC. 2011. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2011.
Resumo: O presente trabalho evidencia a relevância da integração do ensino em artes visuais ao ensino especial e suas possíveis contribuições da arte/educação na rede educacional do município de Sena Madureira-Ac. Descreve ações pedagógicas para trabalhar as artes no ensino especial, analisando as práticas da disciplina na escola formal, conhecendo as potencialidades dos alunos Foram realizadas pesquisa bibliográfica, entrevistas com professores e coordenadores do ensino especial no município, observação de alunos especiais matriculados na sala de recursos multifuncionais e dasatividades desenvolvidas em artes visuais. Também foi levantado o número de escolas, professores e alunos incluídos nesse processo especial de educação. Observou-se que o ensino das artes visuais no ensino fundamental é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos em seu processo de desenvolvimento, haja vista que trabalha suas habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas. Notou-se que a falta de professores habilitados em artes visuais, assim como a falta de escolas especializadas diretamente ao ensino especial, são fragilidades nesse processo educativo que precisam ser superados, sendo estes os resultados principais apontados na pesquisa. A partir da pesquisa de campo, foi elaborada uma proposta pedagógica em artes visuais para trabalhar o ensino de artes visuais na sala de recursos multifuncionais da escola municipal de ensino fundamental Guttemberg Modesto da Costa, aplilcada a alunos com necessidades auditivas, tendo em vista haver um considerável número de alunos matriculados na referida escola com este tipo de necessidade especial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons