Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PolyanadeSousaCordeiro.pdf332,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da arte no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Cordeiro, Polyana de Sousa
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Coorientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Arte - estudo e ensino
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 7-Fev-2013
Referência: CORDEIRO, Polyana de Sousa. O papel da arte no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. 2011. 28 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Feijó-AC, 2011.
Resumo: Este trabalho é o resultado de um estudo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição em salas de aulas “especiais” para crianças com necessidades educacionais especiais, a fim de constatar como a disciplina de artes pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem, resultando na inclusão e integração das mesmas na sociedade. Para chegar a este desfecho foi necessário fazer um retrospecto histórico das pessoas com necessidades educacionais especiais, para então, podermos entender como se desenvolveu os estudos em volta desse público e, entender quais as adaptações feitas no sistema de ensino para que não continuassem a ser excluídos do ambiente escolar, quais os métodos e técnicas empregadas na aprendizagem dos alunos “especiais”. A solução encontrada por professores e educadores em geral do município de Feijó foi ensinar por meio da Arte, utilizando-a como incentivo, motivação, tanto para os alunos quanto para si mesmos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons