Resumo: | O presente trabalho estuda a importância da leitura de imagens para o ensino-aprendizagem em Artes Visuais. Apresenta-se ideias, conceitos, definições, que defendem o uso da imagem na sala de aula. Atualmente, essa linguagem predomina o mundo e, assim como diz Ana Mae Barbosa, já é senso comum falar em “civilização das Imagens”. No entanto, é dever da escola preparar os educandos para a leitura consciente da imagem, haja vista que a maior parte de nossa aprendizagem é construída por meio da visão. Como proposta de estudo, será abordado dois métodos de leitura de imagem, à luz dos teóricos: Robert Ott (1984) e Abigail Housen (1983), métodos de apreciação estética que podem ser aproveitados pelos professores para análise de imagens na sala de aula. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work studies the importance of image reading for teaching-learning in the Visual Arts. Presents ideas, concepts, definitions, who advocate the use of the image in the classroom. Currently, this language predominates the world and, as says Ana Mae Barbosa, common sense is already talking in "civilisation of images". However, it is the duty of the school to prepare students for reading image conscious, given that most of our learning is built through vision. As the proposed study will be approached two read methods of image, in the light of the theorists: Robert Ott (1984) and Abigail Housen (1983), methods for assessing aesthetic that can be leveraged by teachers for image analysis in the classroom. |