Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaRitadeLimaTorres.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais
Autor(es): Torres, Maria Rita de Lima
Orientador(es): Oliveira, Renata Azambuja de
Assunto: Imagens - interpretação
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 7-Fev-2013
Referência: TORRES, Maria Rita de Lima. A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais. 2011. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Tarauacá-AC, 2011.
Resumo: O presente trabalho estuda a importância da leitura de imagens para o ensino-aprendizagem em Artes Visuais. Apresenta-se ideias, conceitos, definições, que defendem o uso da imagem na sala de aula. Atualmente, essa linguagem predomina o mundo e, assim como diz Ana Mae Barbosa, já é senso comum falar em “civilização das Imagens”. No entanto, é dever da escola preparar os educandos para a leitura consciente da imagem, haja vista que a maior parte de nossa aprendizagem é construída por meio da visão. Como proposta de estudo, será abordado dois métodos de leitura de imagem, à luz dos teóricos: Robert Ott (1984) e Abigail Housen (1983), métodos de apreciação estética que podem ser aproveitados pelos professores para análise de imagens na sala de aula. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work studies the importance of image reading for teaching-learning in the Visual Arts. Presents ideas, concepts, definitions, who advocate the use of the image in the classroom. Currently, this language predominates the world and, as says Ana Mae Barbosa, common sense is already talking in "civilisation of images". However, it is the duty of the school to prepare students for reading image conscious, given that most of our learning is built through vision. As the proposed study will be approached two read methods of image, in the light of the theorists: Robert Ott (1984) and Abigail Housen (1983), methods for assessing aesthetic that can be leveraged by teachers for image analysis in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons