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dc.contributor.advisorIturri de La Mata, José Antonio-
dc.contributor.authorGomes, Luciana Passos-
dc.identifier.citationGOMES, Luciana Passos. Desenvolvimento de competências gerenciais e de gestão em 8 disciplinas do curso de Saúde Coletiva - FCE/UNB: uma apreciação normativa. 2012. 67 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2012.en
dc.description.abstractO Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, campus Ceilândia, iniciado no segundo semestre de 2008, tem como proposta, entre outras, corresponder ao perfil necessário para a função de gestores de saúde. O presente estudo, baseado na motivação de compreender como a formação pedagógica está capacitando os futuros profissionais de Saúde Coletiva a lidar com a gestão e gerência do SUS, tem por objetivo colaborar com o processo educativo de desenvolvimento de competências de gestão e gerência no Curso de Saúde Coletiva da FCE/UnB. É um estudo exploratório, analítico, com elementos de uma apreciação normativa que procura verificar se uma intervenção corresponde às expectativas, ou seja, neste trabalho foi feito uma aproximação entre o processo educativo ofertado e as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político Pedagógico do próprio curso e a literatura sobre educação por competências. Além disso, foi feito entrevistas semiestruturadas com os docentes de oito disciplinas relacionadas a desenvolver competências gerência e gestão nos discentes do Curso. Nos resultados foram levantadas quatro dimensões: (1) os elementos do ensino por competências relacionadas à gestão e gerência em saúde no PPP do Curso; (2) a percepção dos docentes sobre a relação dos conteúdos e dinâmicas educativas das suas disciplinas e o desenvolvimento das competências de gestão e gerência; (3) a percepção dos docentes em relação aos efeitos das suas disciplinas no desenvolvimento das competências e (4) as sugestões para melhorar o desenvolvimento destas competências em futuras versões da disciplina.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCompetências individuaisen
dc.subject.keywordEducação baseada em competênciasen
dc.subject.keywordSaúde coletivaen
dc.titleDesenvolvimento de competências gerenciais e de gestão em 8 disciplinas do curso de Saúde Coletiva - FCE/UNB : uma apreciação normativaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-02-06T11:55:39Z-
dc.date.available2013-02-06T11:55:39Z-
dc.date.issued2013-02-06T11:55:39Z-
dc.date.submitted2012-10-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4446-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The Undergraduate Program in Public Health at the University of Brasilia, campus Ceilândia, begun in the second half of 2008, has the purpose, among others, to correspond the profile required for the function of health managers. This study, based on the motivation to understand how the pedagogical training is capacitating the future professionals of Public Health to deal with the administration and management of the SUS- Sistema Único de Saúde (Public Health System), aims to collaborate with the educational process of development of management skills and management on Public Health Major in Universidade de Brasília- campus Ceilândia. It is an exploratory, analytical, with elements of a normative assessment that seeks to verify whether an intervention meets expectations, in other words, this work made a connection between the educational process and offered the National Curriculum and Educational Policy Project and the course itself literature on education for skills. In addition, semi-structured interviews were done with teachers from eight related disciplines to develop management skills and management students in the course. We raised four dimensions: (1) the elements of education for skills related to management and health management in Educational Policy Project from the Course, (2) the perception of teachers on the relationship of content and educational dynamics of their disciplines and the development of management skills and management, (3) the perception of teachers about the effects of their disciplines in the development of skills and (4) suggestions for improving the development of these skills in future versions of the discipline.-
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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