Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/44310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_ElmoFerreiraSampaio_tcc.pdf824,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O aumento de investimentos públicos em políticas educacionais influencia a gestão escolar? : lições sobre o Distrito Federal
Autor(es): Sampaio, Elmo Ferreira
Orientador(es): Gonçalves, João Vitor Rodrigues
Assunto: Políticas públicas educacionais
Gestão escolar - Distrito Federal
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 8-Dez-2025
Data de publicação: 12-Mai-2026
Referência: SAMPAIO, Elmo Ferreira. O aumento de investimentos públicos em políticas educacionais influencia a gestão escolar?: lições sobre o Distrito Federal. 2025. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os efeitos do aumento de investimentos públicos do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (PACTO-EJA) na gestão escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul do Distrito Federal (CESAS). Para isso utilizou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, de natureza exploratória-descritiva. Como estratégia empírica, recorreu-se ao estudo de caso único, devido a singularidade e a especificidade do objeto de pesquisa. As técnicas de coleta de dados combinaram análise documental e aplicação de questionário semiestruturado (questionário), direcionado à equipe gestora. Os resultados demonstram que o aumento dos investimentos públicos em educação favoreceu a execução de ações previstas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição. Por outro lado, evidenciou-se que o aumento de recursos, por si só, não assegura maior eficiência gerencial. Baseando-se nos dados coletados, é possível afirmar que gestores educacionais enfrentam entraves operacionais e burocráticos persistentes, além de dificuldades técnicas que comprometem a execução dos recursos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.