Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PolianePereiradosSantosdeSousa.pdf287,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da prática do ecoturismo na consciência do indivíduo sócio-urbano : uma análise da mudança de comportamento ambiental
Autor(es): Sousa, Poliane Pereira dos Santos de
Orientador(es): Accioly, Ana Paula Correa
Assunto: Ecoturismo
Educação ambiental
Consciência ambiental
Data de apresentação: 25-Ago-2012
Data de publicação: 29-Jan-2013
Referência: SOUSA, Poliane Pereira dos Santos de. Impacto da prática do ecoturismo na consciência do indivíduo sócio-urbano: uma análise da mudança de comportamento ambiental. [2012]. [15] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Universidade de Brasília, [Brasília], 2012.
Resumo: Natural e inconscientemente o homem procura se integrar à natureza levando-o a buscar novas atitudes e ações para conquistar o equilíbrio próprio, indo de encontro às práticas que são embasadas pela exploração ecológica, o ecoturismo. A principal indagação é se a conscientização ecológica pode ser iniciada com usufruto econômico. Sendo assim, esta pesquisa objetivou analisar eventual mudança comportamental relativa à conscientização ambiental adquirida através da influência da prática do ecoturismo nos indivíduos sócio-urbanos, por meio do diagnóstico de práticas anteriores e posteriores às vivências ecológicas realizando uma analogia da ocorrência de modificação de hábitos relativos à preocupação/proteção com o meio ambiente. A pesquisa de campo foi realizada de forma randômica em uma reserva ecológica de ordem particular, situada em Brazlândia-DF, especificamente na Área de Proteção Ambiental de Cafuringa, entrevistando ecoturistas e organizadores das atividades de exploração ecológica. Foi perceptível a mudança de hábitos e da consciência ambiental, em observância às respostas e opiniões expressas relativas à existência e à modificação de atitudes referentes à preocupação ambiental resultou em percentis positivos, acima dos 72%. O ecoturismo traz uma sensível mudança comportamental, pois ele assume o papel de educador ambiental do indivíduo sócio-urbano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Biologia a Distância.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons