Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4415
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SimoneAlvesdaSilva.pdf857,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da educação ambiental no ambiente escolar para a construção de uma sociedade sustentável
Autor(es): Silva, Simone Alves da
Orientador(es): Gómez Mendoza, Diana Paola
Assunto: Consciência ambiental
Sustentabilidade
Educação ambiental
Data de apresentação: 25-Ago-2012
Data de publicação: 25-Jan-2013
Referência: SILVA, Simone Alves da. O papel da educação ambiental no ambiente escolar para a construção de uma sociedade sustentável. 2012. x, 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: Iniciativas relacionadas à Educação Ambiental podem contribuir para a construção de uma sociedade sustentável. Considerando a relevância e o grande interesse social na educação ambiental como elemento fundamental no desenvolvimento sustentável das comunidades, propôs-se debater o real papel de educação ambiental no ambiente escolar na construção de uma nova sociedade. Desta forma o presente trabalho teve por objetivo avaliar a consciência ecológica de alunos de ensino médio quanto à importância de preservar os recursos naturais disponíveis na localidade e como mudanças de atitude frente a diferentes problemas ambientais poderiam melhorar a qualidade de vida da comunidade. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia mediante a aplicação de questionários que permitiram avaliar a contribuição do projeto de integração das ciências na construção do conceito de sustentabilidade após a participação por parte dos alunos de oficinas ambientais. Finalmente foi possível concluir que os projetos de educação ambiental no âmbito escolar contribuem para ampliar o nível de conscientização dos estudantes que, por meio de abordagens mais dinâmicas, pautadas na realidade são capazes de gerar mudanças comportamentais na comunidade local.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons