Resumo: | O presente trabalho traz uma pequena análise e uma reflexão da diversidade humana em sala de aula, bem como aferir como o professor trabalha e se relaciona com a mesma na sala de aula das séries finais da educação básica, demonstrando em sua diversidade inúmeras características, como: condições sociais, econômicas, de raça, aprendizado e de desenvolvimento. Para a realização do mesmo foi necessário o desenvolvimento de Pesquisa Documental, Pesquisa Bibliográfica em artigos, livros, dissertações e Pesquisa de Campo com coleta de dados, através de entrevista dirigida em áudio, a diretora e aos professores das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Franklin Graham, do município de Formosa – GO. Após o estudo concluiu-se que a Diversidade Humana é um fato presente na sala de aula e que o professor a identifica claramente, nas diferentes formas em que ela ocorre. Verificou-se que na escola municipal pesquisada, o professor tenta mudar, conciliar, atender e busca qualificação para suprir o que não foi aprendido na sua graduação, ou seja, não se ‘acomodaram’ frente a essa complexa situação e buscam qualificação e também satisfação. Também foi notado que a escola necessita de adaptações arquitetônicas para melhor atendimento dos portadores de necessidades especiais, tanto em sala de aula, como na escola em geral. |