Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RaimundoNonatoVerissimodaFonseca.pdf274,86 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGurgel, Bruno Saback-
dc.contributor.authorFonseca, Raimundo Nonato Veríssimo da-
dc.identifier.citationFONSECA, Raimundo Nonato Veríssimo da. Educação ambiental em uma perspectiva sistêmica: a percepção de alguns professores sobre a ecoalfabetização de Fritjof Capra. [2012]. [15] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Biologia a Distância.en
dc.description.abstractNa ótica do físico teórico e professor de Berkeley, Fritjof Capra, uma educação que se autodenomina ambiental deve ser pautada por uma visão de todo, onde todas as formas de vida e sistemas estão interligados e interdependentes. É a visão dos sistemas ou visão sistêmica. A concepção sistêmica é um tema pesquisado há décadas por Capra na Universidade de Berkeley (EUA). Essa visão desenvolvida gerou o conceito de Eco-alfabetização. Um caminho muito bem concebido tanto no âmbito educacional quanto político, social, econômico e cognitivo. O estudioso desenvolve esse projeto tendo como público-alvo alunos de ensino fundamental e médio de escolas americanas. Para os alunos são ensinados os princípios de sustentabilidade e o conhecimento sobre o funcionamento dos ecossistemas naturais na tentativa de assumirem modos de vida distanciados de práticas pouco sustentáveis e ecológicas. O presente artigo tem como objetivos compreender os fundamentos da teoria sistêmica e sua aplicação em projetos de educação ambiental (EA), bem como verificar a prática pedagógica de professores com vistas a perceber a ausência ou presença de um ensino de educação ambiental global e integral. O trabalho se justificou pela ausência de projetos de educação ambiental com enfoque global e integrado baseados na teoria sistêmica do físico teórico Fritjof Capra que teve sua importância em trazer ao debate, uma teoria que é inteiramente baseada numa concepção biológica e de valorização e compreensão dos sistemas que formam o planeta. Para chegar aos objetivos esperados a pesquisa foi desenvolvida com 30 professores de uma escola particular na cidade de Águas Lindas de Goiás. Os resultados alcançados demonstram que a partir da entrevista aos professores que a Teoria Sistêmica baseada nos estudos de Fritjof Capra está ausente da prática pedagógica dos professores da escola estudada. Por exercerem um ensino de EA pautado em atividades pontuais conclui-se que a escola não pratica uma educação ambiental global e integral. Constatou-se que a produção teórica de Fritjof Capra ainda é desconhecida da maioria dos professores pesquisados, não estando presente na formação inicial e continuada dos professores. E ainda que a prática da ecoalfabetização ainda é desconhecida da maioria dos professores e consequentemente a escola não desenvolveu projetos baseada nessa concepção como demonstrado no questionário.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordSustentabilidadeen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleEducação ambiental em uma perspectiva sistêmica : a percepção de alguns professores sobre a ecoalfabetização de Fritjof Capraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-23T12:05:47Z-
dc.date.available2013-01-23T12:05:47Z-
dc.date.issued2013-01-23T12:05:47Z-
dc.date.submitted2012-07-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4395-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons