Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4391
Título: | Interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais : estudo de plantas medicinais no ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Maria do Socorro Coelho da |
Orientador(es): | Gómez Mendoza, Diana Paola |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Plantas medicinais |
Data de apresentação: | Ago-2012 |
Data de publicação: | 22-Jan-2013 |
Referência: | SILVA, Maria do Socorro Coelho da. Interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais: estudo de plantas medicinais no ensino fundamental. 2012. v, 22 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. |
Resumo: | A prática da interdisciplinaridade tem como finalidade contribuir na reorganização do conhecimento partindo de uma dinâmica investigativa que envolve a participação de diferentes áreas do saber sobre um eixo integrador que propicie a necessidade de trabalhar em conjunto. O presente trabalho teve como objetivo proporcionar a integração das áreas de ciências naturais, geografia, história, arte e seus conteúdos programáticos na construção de conhecimento sobre o tema: ¨plantas medicinais usadas na medicina popular como uma introdução ao estudo da botânica no ensino fundamental.¨. A unificação de tais conhecimentos foi possível mediante a elaboração de panfletos, cartazes, degustação de chás e exposição de plantas realizadas pelos alunos durante as oficinas realizadas como parte de um evento de encerramento de atividades do ano 2011 no Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II. A interdisciplinaridade aplicada ao presente trabalho despertou nos alunos e professores envolvidos no projeto a importância da agregação das disciplinas no enriquecimento do aprendizado em plantas medicinais. A constatação da importância da interação dos saberes sobre plantas medicinais, foi observada nas respostas dos alunos ao questionário onde os mesmos expressaram as suas opiniões durante o processo da pesquisa. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons