Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4387
Título: | Recursos hídricos no Cerrado brasileiro : importância e contribuições da educação ambiental na preservação e no manejo sustentável |
Autor(es): | Santos, Jeane Reis dos |
Orientador(es): | Accioly, Ana Paula Correa |
Assunto: | Recursos hídricos Preservação ambiental Educação ambiental Cerrado |
Data de apresentação: | Jul-2012 |
Data de publicação: | 22-Jan-2013 |
Referência: | SANTOS, Jeane Reis dos. Recursos hídricos no Cerrado brasileiro: importância e contribuições da educação ambiental na preservação e no manejo sustentável. 2012. [16] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. |
Resumo: | Medidas sócio educativas dirigidas à preservação e à conservação do meio ambiente são amplamente empregadas em todos as classes sociais e em todo o planeta, não se trata apenas de “ensinar” como preservar ou como realizar um manejo sustentado dentro de qualquer bioma, mas da mudança de cultura e de paradigmas que visam uma transformação social e também nos processos educativos. Nesse sentido, o presente estudo traz um levantamento acerca da importância e das contribuições da Educação Ambiental (EA) na preservação e no manejo sustentado dos recursos hídricos do bioma Cerrado. A preservação e o manejo sustentado dos recursos hídricos brasileiros têm forte apelo não só no cenário nacional como no internacional, pela busca por sistemas de uso e manejo que garantam a qualidade da água e a segurança alimentar e de produção de energia. Por outro lado, os benefícios das pesquisas realizadas nesta área incluem, não só o enriquecimento do processo educativo no ambiente escolar, mas também a conscientização da necessidade de preservação e a correta utilização desses recursos por parte da população. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura em Biologia à Distância, Pólo Luziânia, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons