Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JeaneReisdosSantos.pdf425,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recursos hídricos no Cerrado brasileiro : importância e contribuições da educação ambiental na preservação e no manejo sustentável
Autor(es): Santos, Jeane Reis dos
Orientador(es): Accioly, Ana Paula Correa
Assunto: Recursos hídricos
Preservação ambiental
Educação ambiental
Cerrado
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 22-Jan-2013
Referência: SANTOS, Jeane Reis dos. Recursos hídricos no Cerrado brasileiro: importância e contribuições da educação ambiental na preservação e no manejo sustentável. 2012. [16] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: Medidas sócio educativas dirigidas à preservação e à conservação do meio ambiente são amplamente empregadas em todos as classes sociais e em todo o planeta, não se trata apenas de “ensinar” como preservar ou como realizar um manejo sustentado dentro de qualquer bioma, mas da mudança de cultura e de paradigmas que visam uma transformação social e também nos processos educativos. Nesse sentido, o presente estudo traz um levantamento acerca da importância e das contribuições da Educação Ambiental (EA) na preservação e no manejo sustentado dos recursos hídricos do bioma Cerrado. A preservação e o manejo sustentado dos recursos hídricos brasileiros têm forte apelo não só no cenário nacional como no internacional, pela busca por sistemas de uso e manejo que garantam a qualidade da água e a segurança alimentar e de produção de energia. Por outro lado, os benefícios das pesquisas realizadas nesta área incluem, não só o enriquecimento do processo educativo no ambiente escolar, mas também a conscientização da necessidade de preservação e a correta utilização desses recursos por parte da população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura em Biologia à Distância, Pólo Luziânia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons