Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4384
Título: | Aprendizagem significativa no ensino de biologia para alunos de escolas rurais |
Autor(es): | Castro, Ilsa Ferreira da Silva |
Orientador(es): | Gómez Mendoza, Diana Paola |
Assunto: | Educação do campo Biologia - estudo e ensino Aprendizagem Prática de ensino |
Data de apresentação: | Ago-2012 |
Data de publicação: | 22-Jan-2013 |
Referência: | CASTRO, Ilsa Ferreira da Silva. Aprendizagem significativa no ensino de biologia para alunos de escolas rurais. 2012. viii, 24 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. |
Resumo: | Aprendizagem significativa tema inicialmente abordado por David Ausubel, refere-se à aquisição de conhecimentos de forma organizada e estabilizada. As ideias prévias do aluno devem interelacionar com o conteúdo da disciplina, proporcionando-o a reorganização de sua estrutura cognitiva gerando novos conceitos e princípios. Ensinar de forma significativa é deixar o aluno interagir com o novo, relacionando seu conhecimento prévio com o novo conhecimento. O presente trabalho objetiva técnicas de ensino aprendizagem em escolas rurais e para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica com diferentes autores, evidenciando possibilidades de tornar o ensino de Biologia em escolas rurais significativo, e também de propor uma proposta aos educadores de como tornar suas aulas significativas. Para concretização deste, foi feito visitas em escolas rurais para verificação de reais necessidades dos professores e alunos frente à obtenção de uma aprendizagem significativa e das ferramentas utilizadas em sala de aula para tornar o ensino significativo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons