Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BrunaPaixaoOliveira.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das instituições de suporte nas aglomerações turísticas de Alto Paraíso e Pirenópolis
Autor(es): Oliveira, Bruna Paixão de
Orientador(es): Hoffmann, Valmir Emil
Assunto: Turismo
Visão baseada em recursos (Administração)
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Redes de negócios
Data de apresentação: 17-Set-2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: OLIVEIRA, Bruna Paixão de. Avaliação das instituições de suporte nas aglomerações turísticas de Alto Paraíso e Pirenópolis. 2012. 85 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A visão baseada em recursos assume que recursos são ativos tangíveis e intangíveis das firmas (BARNEY, 1991). Com base nessa ideia, estudaram-se as aglomerações territoriais com foco nas instituições de suporte à atividade turística. As aglomerações territoriais são formadas por organizações próximas atuam com elementos, como, por exemplo, cooperação e confiança, para se tornarem mais competitivas no mercado. No turismo, um exemplo dessas organizações são as instituições que dão suporte à atividade. A pesquisa foi realizada em dois destinos turísticos do interior do estado de Goiás: Alto Paraíso e Pirenópolis. O objetivo do trabalho foi avaliar as instituições de suporte à atividade turística nos destinos turísticos de Alto Paraíso e Pirenópolis na perspectiva de redes em aglomerações territoriais. A metodologia de pesquisa teve caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado da pesquisa, os serviços principais identificados foram os convênios e infraestrutura para eventos. Quanto às fontes de financiamento, verificou-se que o dinheiro público financia o setor público, enquanto o capital privado financia as entidades. Em Pirenópolis, verificou-se que não existem atores expressivamente centrais e esses possuem muitas relações entre si. Em Alto Paraíso, foi identificada centralidade de alguns atores, ainda que não tão expressiva. Foram identificadas as relações entre as instituições de Alto Paraíso, porém não com tantos laços quanto em Pirenópolis. Concluiu-se que os destinos de Pirenópolis e Alto Paraíso possuem características de aglomerações territoriais, ainda que apresentem deficiências competitivas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons