Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_VitoriaMariaLimeiraPereiraKalil_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura como estratégia de promoção da saúde mental: estudo de caso do projeto GEDS
Autor(es): Kalil, Vitória Maria Limeira Pereira
Orientador(es): Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto: Leitura
Leitura e saúde mental
Saúde mental
Leitura terapêutica
Data de apresentação: 2025
Data de publicação: 19-Fev-2026
Referência: KALIL, Vitória Maria Limeira Pereira. A leitura como estratégia de promoção da saúde mental: estudo de caso do projeto GEDS. 2025. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho propõe um estudo sobre a leitura como estratégia de promoção da saúde mental, evidenciando a leitura como ferramenta de cuidado mental, tendo como estudo de caso o projeto GEDS – Grupo de Enfrentamento a Depressão e ao Suicídio. Com base no projeto supracitado, que é desenvolvido no CEMEIT - Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga, analisa-se como a leitura pode contribuir veemente para a superação das adversidades mentais, bem como somar se significativamente para a valorização da vida, uma vez que os resultados indicam êxito na construção do fortalecimento mental através do hábito da leitura. Ao longo da pesquisa, a leitura evidencia-se como um recurso contribuinte para o desenvolvimento do autoconhecimento, da empatia e do acolhimento emocional, pois destaca-se como uma auxiliadora da redução do sofrimento psíquico.
Resumén: El presente trabajo propone un estudio sobre la lectura como estrategia de promoción de la salud mental, destacando la lectura como herramienta para el cuidado mental, utilizando como estudio de caso el proyecto GEDS – Grupo de Enfrentamento a Depressão e ao Suicídio. A partir del proyecto mencionado, que se desarrolla en el CEMEIT - Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga, se analiza cómo la lectura puede contribuir fuertemente a la superación de las adversidades mentales, además de contribuir significativamente a la apreciación de la vida, ya que los resultados indican éxito en la construcción de fortaleza mental a través del hábito de la lectura. A lo largo de la investigación, la lectura se evidencia como un recurso coadyuvante para el desarrollo del autoconocimiento, la empatía y la aceptación emocional, ya que se destaca como una ayuda en la reducción del sufrimiento psicológico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.