Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AdrianaFerreiraSantosdeAguiar.pdf455,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interdisciplinaridade da educação ambiental na prática escolar
Autor(es): Aguiar, Adriana Ferreira Santos de
Orientador(es): Santana, Maicon Pereira de
Assunto: Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: AGUIAR, Adriana Ferreira Santos de. A interdisciplinaridade da educação ambiental na prática escolar. 2012. 24 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: A Educação Ambiental constitui um processo informativo e formativo dos indivíduos, tendo por objetivo a melhoria de sua qualidade de vida e a de todos os membros da comunidade a que pertencem. Segundo diversos autores ela deve ser interdisciplinar, participativa, comunitária, criativa e valorizadora da ação, auxiliando na formação da própria cidadania. Ela deve ser trabalhada com o corpo docente juntamente com a sociedade, abordando questões ambientais que servem para aprendizagem dentro e fora da escola, se tratando de uma ação educativa pelo qual a comunidade tem a consciência de sua realidade global. Por ser de caráter interdisciplinar e participativo, a Educação Ambiental pode contribuir para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimento dos educandos em ações concretas de transformação desta realidade. Exposta a relevância do tema em todas as esferas surgiu o interesse e necessidade da realização de uma pesquisa dentro do Colégio Estadual Água Fria localizado no município de Água Fria de Goiás, com a intenção de verificar se os professores e representantes do grupo gestor trabalham o tema de forma interdisciplinar, verificar os métodos para essa abordagem e se ele faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Como resultado da pesquisa constatou-se que a Educação Ambiental não está inserida de forma eficaz no Projeto Político Pedagógico do colégio, além de não ser abordada de forma efetiva pelos professores das diferentes áreas de conhecimento, pois, conforme as concepções e práticas dos professores não há um trabalho coordenado entre as diferentes áreas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Consórcio Setentrional de Educação a Distância de Brasília e Universidade Estadual de Goías, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons